A alimentação dos animais

Conheça a alimentação de variadas espécies de animais, sua forma de viver e contribuir para a cadeia alimentar e o meio ambiente.

A natureza possui muitas espécies de animais e cada qual possui sua própria alimentação, essa alimentação é adequada ao seu porte físico além das condições climáticas ou locais em que os animais residem. Todos os seres vivos incluindo os animais precisam de uma alimentação para se manter vivos e cada um deles possui uma alimentação diferenciada.

Existem as espécies do tipo herbívoro que se alimentam de plantas, ervas e vegetais, os granívoros que se alimentam de grãos, os animais insetívoros que se alimentam de insetos. Animais carnívoros que se alimentam de carne, onívoros que se alimentam de carnes e plantas.

Cada animal possui suas características e essas são definidas para distingui-los suas espécies na natureza. As alimentações dos animais são muito importantes na cadeia alimentar, a alimentação diferenciada é que contribui para o equilíbrio de nosso ecossistema.

A alimentação dos animais herbívoros

Os animais herbívoros tem grande importância na ecologia, sua alimentação feita de plantas, ervas e vegetais é bastante rica e com elas esses animais acabam comendo parasitas e contribuindo sem querer para o equilíbrio mais saudável de vegetais e plantas no geral. Entre os animais herbívoros estão à girafa, elefante, cavalo, coelho, urso panda, zebra, servos entre outros.

Esses animais geralmente possuem dentes fortes e largos apropriados para rasgar fibras de algumas vegetações, muitos deles são capazes de produzir seu próprio alimento como plantas, algas e bactérias produzidas nas fezes que viram adubo para outras vegetações.

Assim como os demais animais, os herbívoros são importantes para a cadeia alimentar e mesmo sem discernimento eles contribuem muito para o equilíbrio ambiental, ao comer plantas e outras vegetações, também estão mantendo longe as pragas e parasitas que se espalham rapidamente.

A alimentação dos animais carnívoros

Os animais carnívoros mantém sua alimentação predominante em carnes, porém não é descartada a possibilidade de se alimentarem com algumas espécies de vegetais.

Os animais carnívoros são em grande maioria predadores da cadeia alimentar e contribuem para que não haja o crescimento exacerbado de animais no planeta. Animais como leão, tigre, onça, falcão, tubarão, crocodilo, serpentes entre outros necessitam de se alimentar de determinada quantidade de carne por dia ou períodos, eles são animais fortes, pesados e considerados perigos para os seres humanos.

Mais sobre A alimentação dos animais

A alimentação dos animais carnívoros são carnes de outros animais menos ágeis que servem de presas fáceis como servos, aves entre outros. A carne contém nutrientes necessários para que esses animais continuem atuando como espécies fortes e imponentes na natureza.

A alimentação dos animais onívoros

Existem variados tipos de animais, aqueles que se alimentam de plantas e vegetais os chamados herbívoros, os que se alimentam de carne de outros animais os carnívoros e por fim os que adquirem sua alimentação obtendo a fonte das duas formas animal e vegetal chamados de onívoros.

A alimentação dos animais que buscam como energia alimentar tanto carne como plantas são bastante amplas e geralmente encontram muito mais facilidade na hora de matarem a fome. Algumas espécies de animais cuja alimentação é onívora utilizam do mel e larvas para também matarem a fome como os ursos. O sistema digestório dos animais onívoros possui intestino longo e ácido assim como o dos humanos, ingerindo facilmente sua alimentação variada. Entre os animais onívoros estão à tartaruga, lobo guará, o urso, o morcego, o suricato entre outros.

Assim como os seres humanos, os animais possuem características diferenciadas e cada espécie possui sua alimentação e forma de viver. Respeitar essas características é bastante importante, pois esses animais contribuem muito para o equilíbrio ambiental.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre os animais herbívoros, carnívoros, onívoros e suas características específicas.

Saiba mais sobre a alimentação dos  animais



Mais informações por email.

Comentar sobre A alimentação dos animais

Destaque

Raça de cachorro Beagle

Raça de cachorro Beagle