A Faculdade de enfermagem

Com vários tipos de cursos em várias faculdades do Brasil, o curso de enfermagem torna-se cada vez mais procurado e comum.


enfermeira e pacientes

A enfermagem é uma área ligada diretamente à saúde e tem por objetivo o cuidado e atenção de adultos e crianças doentes. A história da enfermagem se inicia no mundo ainda no século IV com grande  influência do cristianismo com a lei da caridade e o amor de Deus para com o semelhante. Com a ajuda de diáconos e diaconisas, as pessoas mais necessitadas recebiam acolhimento e cuidados. Entretanto, foi no tempo das cruzadas que surgiram organizações de enfermagem misturando ordens militares e religiosas. A enfermagem por muitos séculos foi ligada à figura feminina, por se tratar de cuidados e carinhos que somente o amor maternal poderia oferecer.

         

Uma das mulheres mais importantes da enfermagem foi Florence Nightingale, que dedicou sua vida a cuidar de seus semelhantes de maneira inovadora para os padrões da época. Lutando por condições melhores no tratamento médico dedicou sua vida e deu grande contribuição na Guerra da Crimeia sendo valorizada e reconhecida. O dia da enfermagem (12 de maio) é comemorado mundialmente na data de seu nascimento como forma de homenagem.

Como é a faculdade de enfermagem?

A faculdade de enfermagem é o local em que o aluno se especializa e se torna um profissional formado da saúde. O curso oferecido na faculdade de enfermagem oferece a seus alunos um grande acervo de livros, laboratórios amplos conhecimentos além de ensinamentos sobre primeiros socorro e procedimento de urgência incluindo o tratamento de várias doenças.

Futuros enfermeiros.

O curso da faculdade de enfermagem oferece a seus discentes um currículo bastante completo, no qual está incluído o estágio obrigatório em entidades de saúde públicas ou particulares. Para adquirir o diploma da graduação muitas faculdades incluindo a de enfermagem exigem de seus alunos a apresentação de uma tese de conclusão de curso (TCC), no qual elaborará uma dissertação envolvendo pontos relevantes e particulares de certa matéria em campo de pesquisa científica.

Grade curricular da faculdade de enfermagem

A grade curricular da faculdade de enfermagem é bastante ampla e completa, oferecendo a seus alunos uma boa sustentação teórica e prática de ensino. No primeiro ano da faculdade, a grade curricular do curso de enfermagem é muito semelhante com o primeiro ano do curso de medicina com muita matéria teórica e aulas de anatomia.

Já no segundo ano de enfermagem a grade curricular é continuada com os estudos teóricos em foco principal para anatomia, farmacologia e patologia. A partir do terceiro ano, a faculdade de enfermagem passa a se tornar mais prática com matérias que incluem atendimentos e monitoramento de pacientes. No período do quarto ano a faculdade de enfermagem dá ao futuro profissional uma ampla oportunidade de práticas de atendimento e sua grande carga horária é efetuada dentro dos hospitais junto com os profissionais.

Veja abaixo a grade curricular da faculdade de enfermagem.

grade curricular.

Valor da faculdade de enfermagem

O Brasil possui mais de 700 faculdades de enfermagem e grande maioria deles avaliado e aprovados pelo MEC. O valor do curso pode variar dependendo da região do Brasil. Em todos os estados brasileiros os valores da faculdade de enfermagem vão de R$ 740,00 a R$ 1.500 com varias condições de pagamento e vantagens além e descontos.

Aparelho hospitalar.

Para que o diploma seja reconhecido no mercado de trabalho, é levado em conta e tem grande peso na hora da contratação a faculdade em que o profissional se formou, pensando sobre isso é bom ficar por dentro sobre as melhores faculdades de enfermagem do Brasil e entre elas estão USP, UFRGS, Unicamp e UFG distribuídas nos estados brasileiros.

Duração da faculdade de enfermagem

Há dois tipos de ensino sobre a enfermagem: o curso técnico e a graduação que geralmente é efetivada após receber o diploma de técnico em enfermagem, tendo a duração específica de no máximo dois anos e meio. A faculdade de enfermagem tem a duração de quatro a cinco anos em período integral, diurno ou noturno dependendo da faculdade. Ao decorrer dos quatro e cinco anos o aluno da faculdade de enfermagem aprenderá várias matérias e conteúdos importantíssimos para se tornar um profissional competente e preparado.

Alunas de enfermagem

A faculdade de enfermagem é bastante completa e garante a formação de bons profissionais na área da saúde que cada vez mais estão sendo requisitados com salários que podem ser variados dependendo da região. Se profissionalize e garanta seu sucesso profissional sendo um graduado de enfermagem.

Conheça também um pouco mais sobre o curso técnico de enfermagem no vídeo do Youtube.

Dom Alberto Curso Técnico em Enfermagem

Saiba mais sobre enfermagem

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página