A importância da matemática

A matemática é mais presente e fundamental em nossas vidas do que você imagina. Graças a ela, a sociedade pôde evoluir. Veja mais!

Eis uma matéria que causa "curto circuito" na mente de muita gente, inclusive a minha. A matemática, sem dúvidas, é uma área de estudo de grande importância para humanidade. Graças a ela, nós, humanos, conseguimos levantar imensas estruturas com perfeição e calcular medidas sem fazer o maior esforço. Enfim, ela está presente em quase tudo o que existe no mundo, cada medida, cada espaço e cada matéria existente.

A importância da matemática

Sem a matemática, pirâmides jamais seriam construídas, prédios jamais ficariam em pé e até a computação não existiria. Mas, é claro, para que a matemática pudesse ser o que é hoje, muitos estudiosos tiveram que quebrar a cabeça para levantar e resolver fórmulas numéricas.

Para um estudante de Letras, por exemplo, a matemática seria uma área totalmente distinta dos estudos linguísticos, e realmente é, se  for analisar bem, mas que não a torna imune das influências matemáticas. Nas escolas, é comum ver estudantes reclamarem ao tentar resolver os problemas passados pelo professor, pois são tantas fórmulas diferentes guardá-las, é uma tarefa muito difícil, mas não impossível.

Visto tamanha importância da matemática, veja algumas definições e fundamentações dessa matéria que causa "bug" no cérebro de muitos alunos.

Fundamentos da matemática

Os fundamentos matemáticos são alguns estudos baseados nas equações e ramos básicos dessa área de estudo, tais como figuras geométricas, funções, numerações, etc. Através dessa fundamentação, uma hierarquia conceitual e estrutural é formada. Visando a elaboração de uma linguagem em que teorias e fórmulas possam representar definições e algoritmos comprovados.

Filósofos da matemática

Como foi dito anteriormente, uma série de estudos levantados, ultrapassam os séculos a procura de uma resposta. Essa história de evolução vem desde a antiga Grécia, com seus filósofos e estudiosos. Afinal, quem nunca ouviu falar de Platão, Pitágoras ou Aristóteles? Esses nomes são considerados os mais importantes da área de estudo.

A busca pela comprovação numérica fez com que esses estudiosos fossem capazes de elaborar as mais complexas fórmulas e utilizá-las a favor do homem, que no decorrer do tempo foi aprimorada e utilizada em construções, medidas, mapeamentos, escalas e, a poucas décadas, a computação.

Por que estudar matemática

A matemática pode até ser uma matéria complicada, mas que não a torna diferente das demais, pois cada área possui seu objeto de estudo e uma influência nas demais, assim como química ou física. Da mesma forma que as palavras estão ligadas à linguística.

Porque estudar matemática

Mais sobre A importância da matemática

Estudar a matemática em si, é considerado um dom, pois graças a esses estudantes que caem nesse mundo numérico, a formação de pessoas capacitadas a utilizar as numerações para resolver questões está assegurada.

Onde utilizar a fórmula de Bhaskara

Por alguns dias uma questão foi levantada nas redes sociais “Professores, estamos esperando o dia em que iremos utilizar a fórmula de Bhaskara”, depois disso a polêmica se espalhou. Mas, vejamos a sua importância.

A formula de Bhaskara

Bhaskara é o nome que se dá a uma formula da matemática, cuja função é de descobrir os valores do X em uma equação do segundo grau, que posteriormente, será utilizada para criação de um gráfico em forma de parábola e determinar a devida localização do X.

Essa fórmula é muito útil para determinar o ponto em que um míssil ou qualquer outro projétil cairá. Basicamente, essa fórmula é utilizada para determinar o ângulo de algum objeto lançado.

A importância da matemática é tão grande quanto se possa imaginar, por isso, caro aluno-leitor, respeite o seu mestre e se esforce para dominar essa matéria tão importante para a sua formação pedagógica e profissional. Bons estudos!

Quer saber mais sobre a importância da matemática no seu dia a dia? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre a matemática



Mais informações por email.

Comentar sobre A importância da matemática

Destaque

Dicas para vestibular Mackenzie

Dicas para vestibular Mackenzie