A importância do sono para a saúde

Dormir é muito importante e devemos ter em mente toda a importância de uma boa noite de nosso no rendimento de nosso dia seguinte.

Mulher dormindoA sociedade moderna vive em uma época de constante agitação, correria e cobranças que acabaram causando mudanças em nossas vidas deixando-as, muitas vezes, totalmente agitadas: não encontramos tempo quase para nada. Toda essa correria acaba interferindo em nossos hábitos diários, inclusive naqueles que deveriam ser seguidos à risca, como por exemplo, a hora de dormir e fazer as refeições. Na maioria das vezes, muitas pessoas acabam deixando de fazer sua alimentação diária e nem se dão conta disso. O sono é uma necessidade básica do ser humano; entretanto, muita gente não sabe disso e acaba tendo poucas horas de descanso. Lembre-se sempre que o sono é uma necessidade para o organismo.
Esses hábitos diários que muitas vezes deixamos de lado são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo além de serem importantes para a nossa saúde psicológica, por isso, deveriam ser pontos levados a sério.

Funcionamento do corpo

Criança dormindoO sono é algo importante para qualquer ser humano, além de algo natural da vida e necessário para que a saúde fique em dia. A hora de dormir é considerada o período onde a percepção sensorial e motora dos seres humanos encontram-se inativas e é durante este período que o nosso corpo realiza uma série de funções importantes, que refletem diretamente em nossa saúde, aumentando a capacidade do nosso sistema imunológico, consolidando a memória, liberando hormônios, cuidando dos órgãos vitais, descansando o corpo e ainda deixando a nossa pele bonita e saudável. A falta de sono é um problema sério, pois ela acaba prejudicando a memória e atenção, além de prejudicar o nosso desenvolvimento no trabalho e em nossas atividades diárias, também causa envelhecimento precoce das células e da pele, torna o raciocínio mais lento, deixa o organismo fraco e mais suscetível a doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.

                       

Descanso

Cachorro dormindoÉ preciso que todos tenham no mínimo oito horas de sono por noite, pois este é o tempo necessário para que o nosso corpo consiga recarregar todas as energias e se fortaleça novamente para mais um dia. É importante também saber qual o melhor horário indicado para se dormir, pois podemos dormir durante o dia e também durante a noite. Pesquisas revelam que dar aquele cochilo depois do almoço é ótimo para o nosso organismo, pois causa a melhora do desempenho nas atividades diárias, a temperatura corporal diminui após o sono, proporciona uma diminuição da preguiça e fadiga, diminui os riscos de morte precoce, traz mais saúde, restaura o corpo, descansa o cérebro e outros. Mas, é recomendado que a soneca seja rápida, pois dormir no horário errado pode provocar insônia.

O sono regula os nossos sistemas, fazendo com que eles trabalhem ativamente reconhecendo cada período do dia, produz uma maior quantidade de hormônios, faz com que o cérebro armazene memórias e o corpo se recupera do desgaste do dia, por isso, é importante para manter o nosso corpo funcionando, sendo necessário para manter a nossa sobrevivência.

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Thaís
27/07/11



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