A pré história no Brasil resumo

A pré história do Brasil pode ser dividida em três períodos: paleolítico, mesolítico e neolítico, conheça suas características.

Homem lascando a pedra.Um dos períodos mais interessantes da história da humanidade é a a pré história. Este período não se encontra registrado em nenhum documento escrito, pois é caracterizado por ser uma época anterior à escrita, terminando aproximadamente em 1500 a.C.. É estudado pelas áreas da antropologia, arqueologia e paleontologia, que buscam analisar restos deixados por humanos, marcas e instrumentos conservados durante muito tempo, para assim poder tentar reconstruir a cultura e os costumes ocorridos neste tempo.

Foi nesta fase, que o homem alcançou força para vencer os obstáculos que eram impostos pela natureza e levar adiante o desenvolvimento da humanidade em nossa esfera terrestre. Foi a partir disto, que foram criadas novas soluções para as necessidades de vida, a invenção de objetos, determinação de costumes, a origem cultural, enfim, aspectos que contribuem para a história até os dias de hoje. Este período pode ser classificado em três fases: paleolítico, mesolítico e neolítico, conheça suas principais características.

Paleolítico

Desenhos que tinham nas paredes das cavernas.Conhecido também por período da pedra lascada, é dividido em inferior – dos anos de 5.000.000 a 15.000 a.C., e superior – de 15.000 a 10.000 a.C.. O ser humano morava em cavernas, porém, quando o alimento adquirido na região acabava-se, as famílias mudavam-se para outro local, por isto receberam o nome de nômades – significa sem habitação fixa. Seus hábitos eram de caça, pesca e coleta de frutos e raízes, em que tudo que adquiriam era fruto de produção coletiva. Comunicavam-se principalmente através de pinturas rupestres, trocando informações, pois a linguagem ainda não havia se desenvolvido com empenho nesta época.

Mesolítico

Origem do fogo.Chamado também de período da idade da pedra intermediária, foi à fase em que o ser humano conquistou grandes vitórias em rumo do desenvolvimento de uma forma de vida mais segura. Como ponto de destaque, ocorreu o domínio do fogo, podendo assim produzir seu próprio alimento, além de aquecer-se em climas de frio intenso. Outro ponto crucial foi a descoberta da agricultura e o desenvolvimento da domesticação dos animais, neste aspecto o homem tornou-se menos dependente da natureza.
Nesta fase, também ocorreu a sedentarização – moradia fixa, além da divisão do trabalho por gênero, em que o homem preserva e sustenta sua família e a mulher, cuida dos filhos e da habitação.

Neolítico

machado e pedra.Conhecido também como Idade da Pedra Polida, foi um período de grandes inovações e estabilidade humana. Dentre eles, podemos destacar a metalúrgica, que conquistou espaço na vida material, com o desenvolvimento de objetos variados sobre o metal, caracterizando o trabalhador especializado. Também ocorreu o envolvimento entre vilas e pequenas cidades, originando assim maior produção entre o mercado de trabalho e consumo dos cidadãos.

Mais sobre A pré história no Brasil resumo

Essas são as três fases que compõem a a pré história do Brasil, a qual contribui para a nossa evolução humana e tecnológica até os dias de hoje.

Assuntos Relacionados



Mais informações por email.

Comentar sobre A pré história no Brasil resumo

  1. tomara q eu tire 10 🙂 🙂

    Maria Eduarda Neves
  2. Muiiito Boom!!

    Aliicia
  3. amei este texto tirei 10 *–*

    carolina
  4. muito bom gostei,tirei minhas duvidas…

    Mirialima2011
  5. gostei bastante 

    Soninhagaby

Destaque

Corpo lúteo na gestação

Corpo lúteo na gestação

Veja Também

Dicas para aumentar os resultados da academia em seu corpo