Ácido fólico para que serve

Ácido fólico para que serve

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, fácil de ser encontrado em alimentos e indispensável antes e durante a gestação.

Grávida tomando ácido folicoO ácido fólico é essencial para a prevenção da má formação do feto, por isso possui um papel importante na gravidez. É uma vitamina do complexo B importante para todas as pessoas, principalmente para quem deseja engravidar, pois auxilia na formação sanguínea evitando a anemia, auxilia também na divisão celular que ocorre nas primeiras semanas de gravidez, na produção de DNA e RNA, é muito importante iniciar a ingestão do ácido fólico meses antes da gravidez para equilibrar as taxas da vitamina no organismo.

O médico ginecologista irá prescrever a dosagem correta da complementação diária de ácido fólico, é necessário tomar todos os dias.

Ácido fólico fontes alimentares

Alimentos que possuem ácido fólicoO ácido fólico também pode ser encontrado em alimentos como a cenoura, espinafre, fígado, vegetais de folha verde-escura, gema de ovo, aspargo, brócolis, tomate, almeirão, rúcula, couve, abóbora, chicória, agrião, grãos, caju e, principalmente as frutas cítricas, os mais ácidos possuem maiores teores da vitamina.

Mais sobre cido fólico para que serve

Ácido fólico e seus benefícios

Mamãe feliz com seu bebê saudávelO ácido fólico auxilia no crescimento e desenvolvimento do feto, reduz má formação do tubo neural, sistema cardiovascular e trato urinário, ajuda a diminuir alguns sintomas da gravidez como vômitos, náuseas e enjoos que ocorrem durante o primeiro trimestre, as vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo das células do organismo.

A deficiência do ácido fólico pode causar defeitos na coluna vertebral (espinha bífida que é a exposição da medula espinhal e isso pode deixar sequelas de graus variados) e má formação do tubo neural do bebê que é formado logo no primeiro mês de gestação, que pode não se fechar completamente e, com isso causar alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte do cérebro, é necessário a ingestão do ácido fólico através dos alimentos e também com o suplemento vitamínico, prescrito pelo obstetra.

Confira um vídeo do Youtube que selecionamos especialmente para você que aborda a importância dos alimentos que contêm ácido fólico na gestação.

Saiba mais sobre ácido fólico

16/09/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook