Ácido úrico elevado o que causa?

Quando não excretado corretamente pela urina, o ácido úrico pode causar complicações dolorosas e sérias em muitos casos.

consulta médicaO ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo humano através da hidrólise de proteínas, em específico as purinas, que são excretadas pelo fígado. Animais como as aves por exemplo, excretam o ácido úrico, pois assim conseguem diminuir a perda de água e temperatura.

O ácido úrico em excesso no organismo é agente desencadeador de alguns problemas de saúde, como por exemplo, gota, formação de cálculos renais e artrites.

                       

Eczemas na pele

Eczemas de pele nos pésO excesso de ácido úrico no organismo causa enfermidades cutâneas típicas, pois o ácido acaba intoxicando o organismo, provocando manchas avermelhadas e ressecadas na pele. O tratamento é a diminuição dos alimentos ricos em ácido úrico como carnes e caldos de carne em geral, cacau, chocolate e café.

Gota

Doença reumática gotaA gota é um problema reumático relacionado ao excesso ou acúmulo de ácido úrico no organismo que provoca inchaço nos membros inferiores, causando muita dor entre as articulações e tecidos por conta do depósito de cristais de ácido úrico. É uma doença predominante no sexo masculino e o tratamento é feito a base de uma reeducação alimentar para tratar as crises e diminuir os níveis de ácido úrico no sangue.

Hiperuricemia

É uma doença relacionada com o aumento do ácido úrico no plasma sanguíneo que atinge cerca de 10% da população e que está relacionada com várias outras doenças, como por exemplo, alcoolismo, diabetes, gota, hipertireoidismo e obesidade. É um problema que pode ocorrer por conta de uma disfunção do organismo que passa a produzir mais ácido úrico do que o necessário ou quando o sistema urinário não está excretando-o na quantidade adequada. Para o tratamento é indicado à diminuição de 25% da quantidade de ácido úrico presente no plasma sanguíneo através de uma dieta pobre em proteínas ricas em purinas.

Os valores altos de ácido úrico no organismo podem estar relacionados com fatores genéticos ou pela ingestão de alimentos ricos em proteínas que hidrolisam e formam o ácido úrico.

1 voto



Thaís
11/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook