Adubos orgânicos como fazer

O adubo orgânico é uma forma de garantir o crescimento saudável e natural de plantas e flores, nutrindo-as sem produtos químicos.

Adubo orgânicoO adubo orgânico é um substrato bastante usado no cultivo de plantas, especialmente em pequenas hortas e em espaços de manutenção da agricultura familiar, com o objetivo de nutrir plantas e vegetais sem o uso de produtos químicos. Entretanto, a maioria das pessoas acredita que para fazer um bom adubo orgânico caseiro é preciso de um grande espaço, o que não é uma obrigação.  Aprenda a fazer um composto orgânico:

Materiais

Compostos orgânicos caseirosPara fazer o adubo orgânico é preciso de esterco de animais como galinha, cavalo ou boi, restos de plantas, folhas verdes, folhas secas, gramas, ervas e cascas de árvores, palhas e sobras usadas na cozinha que sejam de origem animal ou vegetal como, por exemplo, casca de ovo, talos de beterraba, casca de cenoura e sobras de comidas. Quanto mais variados forem os fragmentos usados melhor será a qualidade do adubo orgânico.

                       

Como preparar

Pessoa misturando o adubo orgânicoNo primeiro passo, escolha um lugar para misturar os fragmentos orgânicos, que deve ser afastado do ambiente caseiro, mas com facilidade de acesso e ter disponibilidade de água. Procure um lugar com sombras e que não bata muito vento para evitar o ressecamento do adubo. Tenha todos os materiais em pequenos pedaços.

Para iniciar a mistura, coloque primeiro a camada de material seco como folhas, plantas, troncos, galhos e palhas, que têm a capacidade de absorver o excesso de água. Após isso, jogue um pouco de água para umedecer a mistura e dar mais uniformidade.

Na segunda camada, coloque todos os restos orgânicos caseiros, um pouco de grama e o esterco colhido, misture tudo e jogue mais água, tomando o cuidado para não deixar o adubo encharcado.

Para terminar, coloque mais uma pequena camada de material seco para evitar a perda de calor e umidade, criando assim um ambiente agradável para a proliferação e crescimento como fungos e bactérias.

Caso o seu desejo seja utilizar o adubo orgânico em plantas em vasos, você pode fazer uma pequena quantidade de adubo e guardá-la num pote com tampa e adubá-las diariamente.

2 votos



Thaís
24/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Francisco Gomes dos Reis - 09/09/2013

    Tenho um sítio e gostaria de iniciar alguns plantios, porém não quero usar adubos químicos, achei interessante essa compostagem mais quero saber quanto tempo esse material fica descansando? Qual a quantidade de esterco que deve ser usado para que quantidade do todo? Tem um livro bem detalhado que vocês podem me vender ou indicar? Fico no aguardo. Obrigado.

    Michelly Freitas de Castro - 22/03/2013

    Acho bem interessante esse material. Gostaria de saber, se tem como produzir adubo orgânico com casca de eucalipto. Obrigada!

    else - 19/07/2012

    excelente trabalho !! gostei muito!!!