Adubos orgânicos como fazer

O adubo orgânico é uma forma de garantir o crescimento saudável e natural de plantas e flores, nutrindo-as sem produtos químicos.

Adubo orgânicoO adubo orgânico é um substrato bastante usado no cultivo de plantas, especialmente em pequenas hortas e em espaços de manutenção da agricultura familiar, com o objetivo de nutrir plantas e vegetais sem o uso de produtos químicos. Entretanto, a maioria das pessoas acredita que para fazer um bom adubo orgânico caseiro é preciso de um grande espaço, o que não é uma obrigação.  Aprenda a fazer um composto orgânico:

Materiais

Compostos orgânicos caseirosPara fazer o adubo orgânico é preciso de esterco de animais como galinha, cavalo ou boi, restos de plantas, folhas verdes, folhas secas, gramas, ervas e cascas de árvores, palhas e sobras usadas na cozinha que sejam de origem animal ou vegetal como, por exemplo, casca de ovo, talos de beterraba, casca de cenoura e sobras de comidas. Quanto mais variados forem os fragmentos usados melhor será a qualidade do adubo orgânico.

                       

Como preparar

Pessoa misturando o adubo orgânicoNo primeiro passo, escolha um lugar para misturar os fragmentos orgânicos, que deve ser afastado do ambiente caseiro, mas com facilidade de acesso e ter disponibilidade de água. Procure um lugar com sombras e que não bata muito vento para evitar o ressecamento do adubo. Tenha todos os materiais em pequenos pedaços.

Para iniciar a mistura, coloque primeiro a camada de material seco como folhas, plantas, troncos, galhos e palhas, que têm a capacidade de absorver o excesso de água. Após isso, jogue um pouco de água para umedecer a mistura e dar mais uniformidade.

Na segunda camada, coloque todos os restos orgânicos caseiros, um pouco de grama e o esterco colhido, misture tudo e jogue mais água, tomando o cuidado para não deixar o adubo encharcado.

Para terminar, coloque mais uma pequena camada de material seco para evitar a perda de calor e umidade, criando assim um ambiente agradável para a proliferação e crescimento como fungos e bactérias.

Caso o seu desejo seja utilizar o adubo orgânico em plantas em vasos, você pode fazer uma pequena quantidade de adubo e guardá-la num pote com tampa e adubá-las diariamente.

3 votes



Thaís
24/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook