Afta na boca tratamento caseiro

A afta provoca muita dor e desconforto em nossa boca, e para acabar com o mal podemos usar um tratamento caseiro simples e eficaz.

Afta na boca A afta é uma lesão branca que não apresenta pus e pode afetar qualquer ponto da cavidade oral (lábios, língua, garganta e gengiva), podem ser únicas, pequenas, grandes ou várias no mesmo local.

Essas lesões causam dor e bastante desconforto, fazendo com que a pessoa sinta dificuldade em realizar as refeições. Por isso, saiba como resolver esse problema que pode surgir em qualquer pessoa.

         

Afta na boca causas

dor de dente

A afta é causada pelo rompimento da membrana da mucosa e vários fatores podem desencadear as feridas como uma alimentação inadequada, baixa resistência, aumento da acidez estomacal, mudanças hormonais, alergia a determinados alimentos, estresse e fadiga. Frutas cítricas também podem desencadear a afta, principalmente para as pessoas que já apresentam tendência ao problema. A afta demora cerca de duas semanas para desaparecer, necessitando de tratamento.

Afta na boca sintomas

mulher com dor na boca

As aftas aparecem na mucosa bucal afetando o interior do lábio ou bochecha, algumas pessoas podem sentir febre, dor ao ingerir alimentos quentes, sensação de mal estar, perda de apetite, além de muita dor.

Tratamento caseiro para afta na boca

homem com dor na boca

Para aliviar o desconforto da afta, coloque meio litro de água para ferver e quando estiver levantando as primeiras bolhas desligue o fogo e acrescente uma colher de folhas de camomila, deixe abafado, coe e reserve o chá para fazer gargarejos durante o dia, saiba que a camomila é uma planta que possui ação estimulante de cicatrização, além de evitar a proliferação das bactérias. Outra dica é fazer bochechos diários com uma colher de bicarbonato de sódio diluído em um copo de água. Para as aftas grandes a dica é aplicar diretamente sobre elas própolis com a ajuda de um cotonote.

É muito importante procurar um médico para realizar o diagnóstico da lesão, pois a afta pode ser uma manifestação de alguma doença não aparente, nos casos mais intensos de afta grande, dor ou febre, somente o médico poderá realizar um tratamento mais adequado de acordo com seu problema, prescrevendo pomadas ou anti-inflamatórios.

Confira o vídeo sobre causas e prevenções contra aftas na boca:

Causas e prevenções contra as aftas

Mais informações sobre afta

1 voto



Thaís
11/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. um dia antes fui dormir sem afta no dia seguinte acordei com minha boca ardendo muito
    era uma afta q tinha dado na minha boca depois escovei meu dentes para dormir
    ai eu acordei com minha afta repleta de puz e ela esta muito grande
    to com febre dor de cabeça e perdendo muito peso …

    carlos
    15/12/13 às 3:34
  2. eu tenho muita afta doi muito e arde tem tinha que nem consigo falar e nem abrir a boca..

    jessyca
    16/11/12 às 17:46
  3. uso aparelhor e tenho um grande porberma como aftas na minha bca  isso me deixa muito mal  ficou como feber não possu comer difeito porque arder muito meus labios fica  recercados  ….
     
    só me alimento de água  e de alguns liquidos quer da para berber 

    queria uma solução para isso não aguento mais te essa feridas na minha boca  sofro muito como isso …. mais já me dissero que isso não tem cura………………….

    Fabiana Dossntosmacedo
    09/10/12 às 18:05