Agrotóxicos mais usados no Brasil

O uso desenfreado dos agrotóxicos no Brasil é altamente perigoso para a saúde humana, além de causar sérios problemas ao meio ambiente.

Pessoa aplicando agrotóxico em plantaçãoOs agrotóxicos são utilizados na agricultura na maioria dos países, com a função de eliminar pragas nas plantações. Mas, em excesso no organismo causam sérios problemas de intoxicação, sendo considerado pelo Ministério da Saúde o segundo maior causador de intoxicações no Brasil.

Há aproximadamente cerca de 200 tipos de agrotóxicos diferentes e o Brasil é um dos maiores consumidores deste produto. Muitos são proibidos em muitos países, mas no Brasil o uso de diferentes tipos de agrotóxicos não foi banido e seus princípios ativos são altamente tóxicos, alterando a atividade do sistema nervoso central, além de promover mutações genéticas de elevados graus que podem causar neoplasias. Entre os agrotóxicos mais utilizados no Brasil estão:

         

Abamectina

Alimentos com alto índice de agrotóxicoÉ um inseticida e acaricida de classe toxicológica I muito usado nas plantações de algodão, batata, cravo, crisântemo, ervilha, figo, feijão, manga, melancia, melão, morango, pera, pimentão, rosas, tomate, vagem, uva, citros, feijão, maçã, mamão, pepino, pêssego e batata. Seu excesso causa toxicidade reprodutiva do IA e de seus metabólitos e sua ingestão diária aceitável é de 0,002 mg.

Acefato

É um inseticida de classe toxicológica III usado no cultivo de amendoim, brócolis, couve, couve-flor, crisântemo, fumo, melão, repolho, rosa, soja, tomate, batata e citros. Sua ingestão diária aceitável é de 0,03 mg. Seu excesso causa neurotoxicidade que causa o aumento de células carcinogênicas.

Glifosato

O glicosato é um agrotóxico usado no combate de ervas daninhas no cultivo de maçã, nectarina, pêssego, pera, banana, café, cacau, soja, trigo, cana de açúcar e ameixas. O seu efeito é altamente tóxico, por isso, sua ingestão diária aceitável 0,02 mg. Seu excesso causa efeitos neurológicos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cerca de 14 substâncias contidas na composição dos agrotóxicos mais utilizados no Brasil estão sendo estudados e certamente muitos dos agrotóxicos produzidos e utilizados no Brasil terão seu uso vetado.

Assuntos Relacionados

0 voto



Thaís
14/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostoria de saber de onde vem o agrotóxico

    fabricia
    04/04/13 às 14:32
  2. gostaria de saber de onde vem o agrotóxico usado no Brasil do exterior ou de dentro do próprio páis

    Joelson-kkk
    23/08/12 às 22:04
  3. Olá,gostaria muito de saber o que significa IA do texto citado acima se poderem me ajudar fico muito grato.

    Rafael
    09/06/12 às 13:00