Ainda existe censura no Brasil?

A censura no Brasil ainda existe, apenas mudando de cara; e as novas vertentes dessa prática se adaptaram com o passar dos anos.

Censura.Quando ouvimos falar em censura logo nos lembramos dos músicos e escritores que tanto sofreram na época do regime militar. Uma das canções mais conhecidas é “Cálice”, composição de Chico Buarque, que na época retratou o que a classe artística vinha sofrendo. A liberdade de expressão havia sido contida e quem se atrevesse a ir contra as ordens sofria terríveis e dolorosas consequências. Mas será que ainda hoje existe censura em nosso país? Vamos analisar alguns fatores da atualidade e tentar chegar a um consenso.

Jornais e Tv

Jornal impresso.Não podemos comparar a censura que havia na década de 60 com os dias atuais, pois nosso país era governado por militares que não faziam questão nenhuma de esconder seus ataques. Era impossível que os jornais impressos e a Tv não quisessem noticiar, porém, eram impedidos de mostrarem a verdade. Hoje podemos ver em jornais e na Tv uma censura diferenciada, em que algumas emissoras de TV omitem parte dos fatos de alguma reportagem. Muitos jornalistas são “obrigados” a cometerem tal ato e a escrever o que lhe é mandado sem poder exercer sua profissão de fato e com liberdade. Há sim censura e manipulação por parte dos ‘poderosos’.

                       

Música e literatura

CD com corrente.No campo das artes houve muitos conflitos na época da ditadura, porém, hoje podemos observar que há mais liberdade nas canções e as ideias podem ser livremente apresentadas ao público. Vale lembrar ainda que há uma grande confusão entre censura e classificação, músicas, filmes e programas de Tv possuem a classificação por faixa etária, que muitas vezes é considerado falta de censura quando não se observa para qual é a classificação indicada.

Lembre-se que quando falamos de Tv ou internet, entre outros meios de comunicação, sabemos que há produtos de qualidade e outros que não possuem nenhuma qualidade. Cabe a cada família saber o que é bom ou não para seus filhos e desde cedo ensinar sobre censura (exame critico) e a classificação (faixa etária destinada) seja de um filme ou mesmo música.

Nenhum voto, seja o primeiro


Lucimari
12/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook