Ajuda Financeira Internacional BIRD e FMI

Se a coisa aperta para um país, algumas organizações financeiras aparecem para ajudar, injetando capital através de empréstimos.

Paródia do quadro O Grito de Munch.As instituições de ajuda financeira internacional têm a função de cuidar da estabilidade do sistema monetário no mundo. Essas instituições, além de deterem grande patrimônio, são as responsáveis pela emissão de empréstimos para países em crise, por exemplo. As duas mais ativas são o Bird e o FMI. Abaixo, uma descrição dessas organizações:

BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Logotipo do BIRDO BIRD, composto por um grupo de 186 países, tem como principal função fornecer empréstimos alavancados – empréstimos especiais para gerar o crescimento de uma economia. O BIRD surgiu com a missão de financiar a reconstrução de países destruídos durante os conflitos da Segunda Guerra Mundial e hoje atua na luta contra a pobreza, financiando e emprestando dinheiro a países em desenvolvimento, que tenham rendas médias e bons antecedentes de crédito. Para um empréstimo ser liberado pelo BIRD, deve haver uma votação entre todos os países membros, sendo que os maiores detentores de capital têm também o maior poder de veto. O maior controle das decisões é dos Estados Unidos, que têm 16,39% de todo o poder de veto atual, na organização.

                       

FMI – Fundo Monetário Internacional

Logotipo do FMIA criação do fundo também aconteceu na época da Segunda Guerra Mundial, e a função principal da organização é controlar as taxas de câmbio – valores cobrados sobre a compra e venda de moeda – dos países. São 187 países-membros, que também agem através de votação para decidir as ações do fundo. Muitas pessoas pensam, equivocadamente, que o dinheiro é emprestado pelo FMI, sendo então devido ao fundo após isso. Na verdade, quem empresta o dinheiro é o Banco Mundial (através do BIRD, por exemplo), e a verdadeira função do FMI é auxiliar na cooperação financeira entre os países, fazendo com que haja empréstimos e ajudas financeiras aos mais necessitados. O maior poder de voto também é dos Estados Unidos, que têm 17,46% das cotas atuais. O Brasil, atualmente, ocupa a 17ª posição nesse ranking.

Para mais informações, acesse o artigo Fundo Monetário Internacional.

Nenhum voto, seja o primeiro


Amoedo
04/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook