Alimentação à base de peixes

Você sabia que ter uma alimentação saudável e equilibrada à base de peixes traz muitos benefícios para o corpo e mente? Veja mais!

Omega 3

Considerado um alimento rico em nutrientes, o peixe deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, visto que o mesmo apresenta baixo teor de gordura, é uma ótima opção de proteína, é rico em ômega 3 e 6 e ainda auxilia na prevenção e tratamento de muitas doenças.

Mas, mesmo sendo à base da alimentação de muitos brasileiros que vivem em regiões litorâneas, com rios e lagos, segundo a Organização Mundial da Saúde o peixe ainda é pouco consumido no Brasil, pois o recomendado é 12 quilos por pessoa e o consumo anual é de 9 quilos. Por isso, o incentivo a uma alimentação à base de peixes é essencial para quem procura mais qualidade de vida.

Muitos nutricionistas recomendam o consumo de peixes de uma a duas vezes na semana, em especial, os peixes de água fria, entre eles, a truta, o bacalhau, o salmão, a sardinha e o arenque, espécies estas que diminuem a ocorrência de doenças cardiovasculares. Conheça mais sobre os benefícios do peixe como base da alimentação:

Benefícios do peixe na alimentação

Ainda pouco presente no cardápio dos brasileiros, o peixe é tão rico em proteínas, vitaminas e minerais como a carne bovina e de ave, entretanto, uma não deve substituir a outra, por isso, o recomendado é consumi-lo pelo menos duas vezes da semana e intercala-lo com a carne bovina, suína e de ave.

Benefícios do peixe

Por possuir grandes quantidades de minerais, em especial, o cálcio e o fósforo, o peixe ajuda na prevenção da osteoporose e ajuda a diminuir a ocorrência de problemas cardiovasculares, entre eles, a hipertensão arterial. Além disso, o consumi de peixe ajuda no combate a anemia por ser uma boa fonte de ferro e vitamina B12, ajuda na formação de pele, cabelos e unhas devido a quantidade de proteínas aproveitadas quase que por inteiro pelo organismo, baixa quantidade de gordura que diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, além do fato de possui Ômega 3 que ajuda no controle da pressão e reduz as doenças do coração.

Peixes mais saudáveis para alimentação

Entre os peixes mais saudáveis e mais consumidos está o cação, cavalinha, dourado, linguado, merluza, namorado, pacu, pescada, pescadinha, pintado, porquinho, sardinha, salmão, arenque, atum.

Alimentação à base de peixe

Entretanto, para que o mesmo seja saudável e traga benefícios para o corpo e a mente é preciso optar por preparações saudáveis como o ensopado, assado e grelhado, visto que o frito e o empanado tem suas calorias aumentadas devido a presença do óleo.

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Os peixes e o Ômega 3

Ricos em Ômega 3, os peixes ajudam a aumentar os níveis de ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA) considerados ácidos essenciais para o organismo, mas que não produzidos pelo corpo, por isso, devem ser ingeridos pelos alimentos.

Peixes mais saudáveis

Entre seus benefícios para o organismo o EPA ajuda na redução das atividades das plaquetas sanguíneas, ou seja, evita a formação de coágulos que podem causar derrame e infarto, além de ajudar a diminuir os níveis de triglicérides responsáveis por formar placas de ateroma nas veias e artérias. Já o DHA evita as arritmias e estabiliza a atividade do coração, diminuindo o risco de infartos e de doenças inflamatórias.

Indiferente da espécie, os peixes devem estar presentes na alimentação, principalmente se as preparações forem bem saudáveis.

Quer saber mais sobre os benefícios do peixe? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.




Thaís
14/01/14

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