Alimentação correta para atletas

Além de muito treino e dedicação os atletas devem ter uma alimentação saudável e balanceada para melhorar seu desempenho.


Atleta nadandoPara os atletas, além de muita dedicação no treino é preciso avaliar o aspecto nutricional, o qual tem papel fundamental no desempenho desses profissionais.
A alimentação é um fator que pode contribuir de maneira positiva ou negativa na capacidade esportiva dos atletas, proporcionando boa saúde por um longo prazo. Por conta disso, aprenda qual a alimentação correta para atletas.

Carboidratos

Alimentos fontes de carboidratoOs carboidratos da dieta de um atleta devem representar de 60% a 70% do valor energético total. Os carboidratos são fontes de energia rápida, e devem ser consumidos de maneira balanceada durante o dia, em especial algumas horas antes do treino e após o treino.
As principais fontes de carboidratos são: cereais e grãos integrais, frutas, mel, aveia, arroz, pães integrais, bolos, massas, arroz, babata, mandioca, granola e outros.

         

Proteínas

Alimentos fontes de proteínasAs proteínas são essenciais para compor a massa magra muscular dos atletas, garantindo reserva de energia usada durante as competições, contribuindo para a regularização da contração muscular, atuando na produção de anticorpos, contração e expansão dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial regulada. As proteínas devem compor de 15% a 25% do valor energético diário. Entretanto, alguns dias antes da competição é indicado diminuir a quantidade de proteínas, pois são alimentos de difícil digestão.
As principais fontes de proteínas são: carnes, ovos, leite, iogurte, queijos, feijão, legumes, vegetais e outros.

Lipídeos

AzeitesÉ indicado uma porcentagem de até 30% na dieta diária que deve ser composta por gordura boa para o organismo como, por exemplo, óleo de canola, óleo de dendê, ômega 3 presente nos peixes e vegetais, óleo de azeite extra virgem e evitar frituras e alimentos industrializados.

As refeições devem ser feitas de 3 em 3 horas para repor as energias e nutrientes essenciais para o organismo, além de ingerir bastante água e frutas, legumes e vegetais que são ricos em vitaminas e sais minerais.

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