Alimentação dos índios brasileiros

A alimentação dos índios é muito rica em nutrientes e faz muito bem, quais são essas comidas? E suas características na produção?

Mulher e filho indígena se alimentandoQuando houve o descobrimento do Brasil pelos portugueses no ano de 1500, foi encontrado um território já povoado, porém, sem o conhecimento da escrita ou qualquer documento existente sobre os habitantes. O que conhecemos sobre os índios brasileiros, são somente relatos ou descrições feitas pelos viajantes europeus que aqui estiveram. Existe um grande número de grupos étnicos dos índios no Brasil, ou que já habitaram e que ainda habitam o território brasileiro.

Os índios brasileiros contribuíram muito para a nossa cultura, como os costumes, crenças, suas tradições e a alimentação, não podemos nos esquecer que foram eles que desenvolveram o modo de plantação, a pesca e a caça. Os alimentos consumidos são produtos naturais e essenciais para o nosso sustento, observando-se assim, a influência dos índios e sua importância para os brasileiros.
Mandioca,milho, peixe os alimentos dos índios.

                       

Principais alimentos consumidos pelos índios

O consumo se compõe basicamente de farinha de mandioca, para a realização de diversas receitas como a tapioca, raramente se utilizava no preparo os ingredientes como leite e óleo, consumiam também milho, batata doce ou inhame e amendoim. As frutas são abacaxi, caju, banana e mamão, também dominavam o conhecimento na produção de bebidas fermentadas a partir de tubérculos, raízes, folhas, sementes de frutos.
Através da caça consumiam carne vermelha de animais da floresta, como a capivara, porco-do-mato, macaco e outros, com o desenvolvimento da pesca, começaram a ingerir carne branca de peixes.

Eles permaneciam em torno de quatro anos em cada lugar, depois de esgotado os recursos naturais, acontecia à migração para outro lugar em um regime semissedentário.

Características da alimentação

Mulher indígena trabalhando no preparo da tapioca.Os índios tiravam o seu sustento apenas da natureza, plantavam apenas o que iam consumir e também a comida servia para fazer negócios com outras tribos, para poder diversificar a alimentação. A alimentação dos índios é totalmente natural, pois é baseada apenas em alimentos isentos de agrotóxicos ou conservantes químicos, ficando livre de efeitos nocivos para o organismo. Tendo uma alimentação saudável e abundante em vitaminas, nutrientes e sais minerais, somado aos esforços físicos feitos por eles durante o dia, o resultado dessa alimentação é muito positiva, resultado disso é que são fortes e muito saudáveis.
O preparo das comidas é de inteira responsabilidade das mulheres, ficando para os homens a função de caça, pesca e de plantar que é desde a preparação do solo até o seu cultivo, sua colheita é também serviço das mulheres.

Dos 5 milhões de índios da época do descobrimento, existe ainda 460 mil, segunda a Funai – Fundação Nacional do Índio, e muitos desses costumes foram abandonados por algumas tribos que tiveram contatos com o homem branco.

Leia mais artigos sobre costumes indígenas

Nenhum voto, seja o primeiro



Veronica
24/05/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    deuziane moura pessoa - 14/01/2014

    eu gosto MUITO

    felipe - 01/06/2013

    os indios sao muito legais

    vinicius - 01/06/2013

    hum muito bom interessante

    thallita - 21/05/2013

    pelo que eu li ne eu ve varias coisa inportandes para todos nos serve tambem os indios são pessoas como nos

    sofia - 21/04/2013

    muito legal