Alimentação saudável na menopausa

Conheça dicas de como manter uma alimentação mais saudável na menopausa auxiliando e amenizando seus sintomas incômodos desse período.

mulheres comendo alimentos saudáveis

A menopausa é um dos períodos mais intensos de mudanças ocorridas no corpo da mulher. Essa fase se inicia entre os 45 e 55 anos de vida. A menopausa é caracterizada como tempo fisiológico que se dá pela interrupção do processo de ovulação e é considerada normal em uma mulher saudável. A mulher que entra nesse período da menopausa tem sua menstruação interrompida e começa a sentir sintomas diferenciados causando um grande incômodo como ondas intensas de calor principalmente no período da noite, palpitações e irritabilidade.

Para que esse período tão conturbado considerado normal na vida da mulher possa e tornar mais tranquilo, manter uma alimentação saudável é de extrema importância. Através da junção da alimentação saudável, muita água e também uma atividade física realizada pelo menos três vezes na semana o corpo é capaz de responder muito bem a estes estímulos e amenizar muito os sintomas da menopausa.

Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

No período da menopausa a mulher perde muitos nutrientes importantes para uma vida mais saudável, por isso mudar a alimentação e utilizar conceito mais saudável é uma ótima maneira de se manter bem e de aliviar os sintomas tão incômodos da menopausa.

Os alimentos ricos em cálcio são algumas das fontes de nutrientes mais importantes na menopausa, pois é nesse período que a mulher perde o cálcio necessário e acabam surgindo as obstruções e problemas relacionados aos ossos.

Alimentos que aliviam sintomas da menopausa.

A alimentação pode fazer maravilhas para  a mulher na fase da menopausa deixando-a muito mais saudável e feliz. Entre os principais alimentos que auxiliam e aliviam os sintomas da menopausa na alimentação estão as frutas, legumes e verduras, os cereais integrais, o leite e seus derivados.

O peixe também está incluso, pois contém Ômega 3 com propriedades antioxidantes, além de proteínas. As nozes, amêndoas e castanhas também são bem-vindas, pois contém vitamina E, importante para a melhora da pele.

Alimentos para ficar em forma na menopausa

A mulher no período da menopausa tem mais de aumento de peso em muito menos tempo do que as demais, isso porque seu metabolismo funciona mais lento e a queima de gordura tende consequentemente ser mais devagar.

De maneira geral as mulheres devem se preocupar com o que devem comer e qual a quantidade saudável antes mesmo de entrar na menopausa, pois com isso nessa fase não será tão difícil manter uma vida mais saudável.

A atividade física conta muito na hora da manutenção do peso, porém sem a mudança da alimentação não obterá muitos resultados. Os carboidratos são necessários para manter a saúde em dia, entretanto eles devem ser queimados e não acumulados no organismo.

mulheres fazendo exercício

Mais sobre Alimentação saudável na menopausa

É na alimentação saudável que muitas mulheres encontram ajuda na hora de manter o peso mesmo na menopausa. E entre os principais que contribuem na manutenção do peso estão: cenoura, os vegetais escuros como o brócolis, a couve e espinafre contendo todos vitamina A, ótimos para a pele e para o sangue.

Algumas plantas também poucos conhecidas como bardana e videira vermelha são excelentes na eliminação de resíduos, a palma e o guaraná ótimos para eliminação de gordura corporal.

Que alimentos evitar na menopausa

Para viver de maneira mais saudável na menopausa, a alimentação deve conter algumas restrições consideradas perigosas e incluídas na alimentação nutrientes ricos em fitoestrogênios como a soja, hortaliças, frutas frescas, grãos entre outros.

Já a alimentação que deve se evitada, pois na maioria das vezes faz mal e não é saudável para essa fase da menopausa é a alimentação com a base em frituras, doces, refrigerantes, café em excesso, farinha e derivados em excesso assim também como a bebida alcoólica.

refrigerante e batatas fritas

A manutenção de uma vida saudável dependerá das mudanças na rotina e se distanciando dos alimentos que não fazem bem a saúde. A menopausa pode ser encarada muito bem quando regrada, com mudanças de hábitos, vivendo de forma mais saudável e feliz.

É possível viver bem e de maneira mais saudável na menopausa, isso dependerá de mudanças de hábitos, tanto na alimentação quanto no modo de vida.

Confira mais no vídeo abaixo no Youtube os alimentos que aliviam sintomas da menopausa.

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