Alimentos cicatrizantes e antiinflamatórios

Alimentos cicatrizantes e antiinflamatórios

Conhecer as propriedades dos alimentos é essencial para a saúde. Conheça os alimentos cicatrizantes e antiinflamatórios.

Desde a época do filósofo Hipócrates, ouvia-se dizer que as doenças eram causas naturais e que só a natureza podia tratar seus males.

Esse mesmo significado vem se tornando cada vez mais comum e popular nos últimos anos, graças à popularização dos métodos alternativos utilizados em conjunto com a medicina como forma de tratamento para muitas doenças e complicações.Entre tantos métodos alternativos que ajudam na proteção do organismo, os alimentos naturais são capazes de fortalecer, regenerar e aumentar a resistência das células, tecidos e órgãos, auxiliando no tratamento de diversos quadros, devido ao seu poder anti-inflamatório e cicatrizante.

Mais sobre alimentos cicatrizantes e antiinflamatórios

Por isso, manter uma alimentação equilibrada e variada resulta ao organismo mais equilíbrio e à vida mais saúde e bem estar. E entre tantos alimentos naturais, alguns são classificados como cicatrizantes e anti-inflamatórios, confira.

Alimentos cicatrizantes para pós-cirúrgico

Para quem acabou de sair de um centro cirúrgico existem três fases de recuperação, a fase inflamatória, em que o organismo precisa de nutrientes específicos para se recuperar, a fase do desenvolvimento de tecidos epiteliais, onde se necessita da ingestão de alimentos cicatrizantes e, por último a fase da regeneração que engloba a formação de novas células e tecidos.

Para potencializar a cicatrização alguns alimentos com poder cicatrizantes são essenciais, pois são responsáveis por promover resistência a complicações e a uma melhora na cicatrização das células e tecidos, em especial, a pele.

Entre os alimentos cicatrizantes estão o brócolis, repolho, couve-flor e espinafre ricos em antioxidantes, linhaça, óleo de canola, azeite extra virgem, sardinha, chia e peixes de água frias que são ricos em ômega 3 capaz de acelerar o processo de cicatrização, além de ser um potente antiinflamatório, cereais integrais, fígado, aves, carnes vermelhas, peixes e leite e derivados que são ricos em zinco, proteínas e ferro, capazes de melhorar o aspecto da cicatriz e do tônus muscular.

Alimentos antiinflamatórios

A inflamação é caracterizada como uma reação do sistema imunológico contra um quadro de infecção ou lesão de células, tecidos ou órgãos.

Para diminuir esse processo recomenda-se o aumento da ingestão de alguns alimentos classificados como anti-inflamatórios, entre eles: o fígado e o leite de vaca que são ricos em vitamina K, esta vitamina é necessária para a coagulação sanguínea adequada; as sementes de gergelim e girassol; os cereais integrais; as castanhas como nozes e castanha de caju por exemplo, que são ricas em vitamina E e importantes antioxidantes que combatem os radicais livres além ainda de potencializar a ação das vitaminas A e C.

Também pode-se aderir a frutas como o mamão, manga, morango e pêssego que são ricos em vitamina A; vitamina que também pode ser encontrada em verduras como a cenoura e a abóbora. Esta vitamina é um famoso betacaroteno que auxilia na proteção do organismo contra os processos inflamatórios. Frutas cítricas como o abacaxi, kiwi, acerola e maracujá ricos em vitamina C que ajuda na formação do colágeno e impede a inflamação.

Para melhorar o equilíbrio do organismo, deve-se ingerir de oito a dez copos de água por dia, pois ajuda na redução do inchaço decorrente do pós-cirúrgico e ajuda na melhora do trânsito intestinal e formação do bolo fecal. Já os alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura devem ser evitados, pois desequilibra o organismo.

Assista ao vídeo e veja mais informações a respeito dos alimentos que possuem ações cicatrizantes e antiinflamatórias.

Saiba mais sobre alimentos

27/11/13 por Thaís

   

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