Alimentos funcionais ANVISA tabela

Confira o que são alimentos funcionais e seus benefícios, segundo a tabela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA.

Alimentos funcionaisAlimentos funcionais, como são comumente conhecidos, são alimentos com propriedades funcionais naturais ou enriquecidos com aditivos alimentares, alguns exemplos de aditivos alimentares são os minerais, vitaminas, dietéticos, ômega 3, carboidratos, culturas bacterianas e fibras como probióticos e prebióticos. Os alimentos funcionais contribuem para a manutenção da saúde, trazendo benefícios a ela, à capacidade física e mental do corpo, retardando, assim, o envelhecimento, além de auxiliar na prevenção de doenças.

Conceito alimentos funcionais ANVISA

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, agência reguladora ligada ao Ministério da Saúde, listou em uma tabela os alimentos funcionais hoje no mercado, devido a algumas polêmicas, essa tabela é baseada em estudos de renomadas pesquisas. É preciso salientar que antes de um produto ir para o mercado rotulado como funcional é preciso ser aprovado pela ANVISA. Vamos conferir as principais fontes dos alimentos funcionais da tabela ANVISA, porque são considerados funcionais e os alimentos que contêm tais fontes.

         

Ômega 3 (ácido graxo)

Alimentos funcionais AnvisaDe acordo com a tabela da Anvisa, o consumo do ácido graxo ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, diminuindo assim os riscos de doenças cardiovasculares, desde que associado a uma alimentação e hábitos saudáveis. O ômega 3 é encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha, no azeite e também na semente de linhaça.

Licopeno

Um antioxidante que ao ser absorvido pelo organismo protege as células contra os radicais livres, o licopeno é associada à cor vermelha de alguns alimentos como beterraba, melancia, goiaba, pimentão, tomate ente outros.

Probióticos

Os probióticos contribuem para o equilíbrio da flora intestinal e podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados.

Proteína da de soja

A tabela diz que o consumo de 25g de proteína de soja diários pode ajudar a reduzir o colesterol. A isoflavona composto orgânico, supra citado como fonte de alimento funcional é um derivado da soja, a isoflavona é similar ao hormônio estrogênio, hormônio feminino que na menopausa e pré- menstruação causa cansaço e calor, o consumo de isoflavonas ajuda a diminuir estes sintomas.

Muitos são os alimentos com propriedades funcionais, se você quiser conferir a tabela na íntegra confira o site da agência reguladora ANVISA.

Alimentos funcionais benefícios para a saúde

Muitos são os benefícios para a saúde no consumo de alimentos funcionais, alguns apresentam efeitos benéficos particulares, mas todos contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças como acidentes cardiovasculares, câncer, acidente cardiovascular cerebral, arteriosclerose e enfermidades hepáticas.

Por todos esses benefícios citados, é importante acrescentar os alimentos funcionais a nossa dieta diária alimentar para garantir muito mais saúde ao nosso organismo.

Saiba mais sobre alimentos funcionais

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