Alimentos para a ansiedade

Conheça alguns alimentos indicados para quem sofre de ansiedade, um sentimento perturbador que pode desencadear outros problemas.

Mulher comendo chocolate

A ansiedade é uma sensação de apreensão desagradável que ocorre em muitos indivíduos, essa sensação é resultado de algum acontecimento ou simplesmente existe sem grandes explicações. O sentimento de ansiedade acaba desencadeado outros problemas, como a compulsão alimentar e  a depressão, e através da alimentação é possível controlar os sintomas desse distúrbio. Conheça nos tópicos abaixo quais são os alimentos indicados para quem sofre com esse problema que atinge muitas indivíduos.

Alimentos que diminuem a ansiedade

Há alguns alimentos com suas respectivas propriedades que possuem o efeito de acalmar e relaxar as pessoas, consequentemente diminuindo a ansiedade de muitos indivíduos, confira abaixo alguns alimentos que ajudam a diminuir esse distúrbio.

Peixe e carne magra

Peixe grelhado, carboidratos e espinafreAlém de serem fontes do triptofano, esses alimentos possuem vitamina B3 e magnésio. A união de todos esses componentes ajuda na maior produção do neurotransmissor serotonina. Além disso, possuem também a taurina como aminoácido, o qual aumenta a quantidade do neurotransmissor responsável por controlar a ansiedade.

Carboidratos

Mais especificamente carboidratos de alimentos integrais, os quais elevam a quantidade de açúcar no sangue, dando mais energia e vitalidade, combatendo assim a depressão e demais sintomas ruins, como a ansiedade.

Espinafre

A folha do espinafre é um antidepressivo natural, porque é rica em ácido fólico, o qual combate a ansiedade, pois também ajuda na produção de serotonina. Além disso, o espinafre ajuda a eliminar algumas toxinas do organismo.

Frutas cítricas e Banana

Frutas, chocolate e derivados de leite A vitamina C presente nas frutas cítricas diminui o hormônio responsável por transmitir a sensação de estresse no organismo. O consumo das frutas aumenta a sensação de bem estar e atua diretamente na melhoria do sistema nervoso. Vitamina C e demais minerais são indicados em quadros de ansiedade e estresse. A banana possui alta concentração de triptofano, combatendo o estresse e a depressão.

Chocolate

Mais sobre Alimentos para a ansiedade

O chocolate é conhecido por causar sensações de prazer e aliviar o estresse. É um velho amigo das mulheres, que passam por variações de humor devido aos hormônios em excesso. Ele é rico em flavonoides, que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e bem estar, reduzindo assim a ansiedade.

Leite e seus derivados

Esses alimentos são ricos em triptofano e aminoácido que ajuda a aliviar a ansiedade. Além disso, aumenta a produção da famosa serotonina, trazendo felicidade e bem estar.

Alimentos que podem aumentar a ansiedade

Assim como existem os alimentos que ajudam a controlar os sintomas da ansiedade, há aqueles que devem ser evitados para não piorar ainda mais esse problema. Entre eles estão os ricos em gordura saturada, presente principalmente em alimentos industrializados, esse ingrediente pode causar inflamações no corpo, além de agir contra o bom humor.

Bebidas ricas em cafeína como chás, café e refrigerante de cola causam mais nervosismo e ansiedade. São poucos os alimentos que prejudicam o humor, mas devem ser evitados.

Duas mulheres comendo lanche

Ingerindo os alimentos certos você pode aumenta como também diminui a sua ansiedade, distúrbio esse que já atinge cerca de 12% dos brasileiros, segundo o Instituto de Psiquiatria da USP.

Para saber mais sobre alimentos para a ansiedade assista ao vídeo abaixo:



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Comentar sobre Alimentos para a ansiedade

  1. Eu joelma sou muito ansiosa , quais são as frutas e legumes para ansiedade.

    Joelma Rangel dos Santos
  2. Gostei muito das dicas para a ansiedade

    Ana perla

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