Alimentos para tratar gripes e resfriados

A medicina caseira é usada há milênios por pessoas do mundo todo. Confira dicas naturais para tratar gripes e resfriados.

mulher resfriada

Com o tempo seco e com a aglomeração de pessoas em locais fechados, gripes e resfriados costumam aparecer com maior frequência. O tratamento de ambos pode ser feito com medicamentos e repouso, mas alguns alimentos podem também ajudar. Há quem use apenas a alimentação para curar gripes e resfriados. Essa é uma técnica milenar que é usada no mundo todo até hoje. Confira mais informações.

Diferença entre gripes e resfriados

O primeiro passo é saber identificar o que está acontecendo no organismo, ou seja, se é uma gripe ou resfriado. A gripe é causada por um vírus específico e normalmente seus sintomas são mais intensos. Já o resfriado reúne diferentes vírus e bactérias no sistema respiratório, atingindo também a garganta. Os sintomas de ambos são muito parecidos, por isso muitos confundem. A rinite alérgica também pode ser confundida com gripe e resfriado.

mãe medindo a temperatura da criança

Uma diferença básica entre gripes e resfriados é a intensidade dos sintomas. O indivíduo dificilmente deixa de sair de casa por causa de um resfriado. Já a gripe deixa de cama com seus sintomas fortes. Se não tratada corretamente, a gripe pode evoluir para uma pneumonia, e que se essa também não tratada com o devido valor pode levar ao óbito.

Em ambos os casos é preciso procurar um médico para tentar diagnosticar o mais rápido possível o tipo do problema. Os resfriados passam com maior facilidade, já a Gripe pode durar dias e dias à fio. O tratamento também muda de intensidade dependendo da infecção.

Melhores alimentos para tratar gripes e resfriados

Entre os alimentos para tratar gripes e resfriados estão os chás. As ervas são usadas para os mais diferentes tratamentos, principalmente no mundo Oriental. Para um efeito expectorante, a dica é o chá de tansagem. Já para aliviar a tosse seca, o paciente pode tomar chá de assa-peixe. Para quem tem crises alérgicas, o chá de guapo é uma boa opção.

O mel, ingrediente famoso quando o assunto é gripe e resfriados, deve ser usado com cuidado. O indicado é cinco colheres de chá por dia, no máximo. Ele pode ser usado para adoçar os chás. O gengibre e o brócolis fortalecem o sistema imunológico. Alho e cebola são conhecidos pelas funções antioxidante e anti-inflamatória.

A laranja e demais frutas cítricas são ricas em vitamina C, ótimo auxiliar no combate aos vírus e bactérias dos resfriados. Para ajudar na absorção dessa vitamina, a dica é consumir maçã. A maçã contém um ácido específico, sendo mais forte que uma fórmula de vitamina C.

Mais sobre Alimentos para tratar gripes e resfriados

alimentos saudáveis

Os alimentos ricos em betacaroteno também ajudam no sistema imunológico. Entre esses alimentos estão a cenoura, beterraba e tomate. A cor avermelhada normalmente traz consigo uma dose de betacaroteno.

Além dos alimentos, o tratamento de gripes e resfriados deve ser acompanhado de medicamentos específicos e muito repouso. A hidratação também é fundamental. Prestar atenção nos sintomas é a melhor opção para conseguir especificar o problema e assim tratá-lo com maior facilidade.

Veja neste vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube Imunidade baixar como tratar e previna-se de gripes e resfriados:



Mais informações por email.

Comentar sobre Alimentos para tratar gripes e resfriados

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia