Alimentos reguladores energéticos e construtores

Os alimentos são classificados segundo sua composição e funções no organismo. Eles podem ser reguladores, energéticos e construtores.

Pirâmede formada por alimentosA pirâmide alimentar, um guia criado para ajudar na alimentação correta, separa os alimentos de acordo com a quantidade dos nutrientes que devemos ingerir diariamente para atender as necessidades diárias. Os alimentos são divididos na pirâmide alimentar por energéticos, reguladores, construtores e também por alimentos energéticos extras, que assim classificados por conta das suas características, composição e funções que desempenham no organismo humano. Conheça um pouco mais sobre esses alimentos.

Alimentos Reguladores

Cesta com frutasSão os compostos por vitaminas, água, fibras e minerais responsáveis por equilibrar as funções do organismo e deixar a pele, unhas e cabelos fortes e bonitos. Esta classe é composta por frutas como a maçã, abacaxi, goiaba, pera, ameixa, banana, laranja, mamão, morango, uva e caqui. Hortaliças e verduras como, almeirão, couve, espinafre, acelga, rúcula e alface. Legumes como brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu, tomate, beterraba e abóbora. São classificados como alimentos reguladores, pois mantem as funções do organismo, além de ajudar no funcionamento do intestino. A quantidade diária dos alimentos reguladores é de 3 a 5 porções.

                       

Alimentos Energéticos

Alimentos que contem carboidratoOs alimentos energéticos são os carboidratos. Nesta categoria entram massas e pães, alguns tubérculos e raízes como cará, mandioca, mandioquinha, batata e inhame e alguns açúcares como, mel, melado e geleias. Esses alimentos são classificados como energéticos porque são capazes de fornecer energia para as atividades diárias como trabalhar, estudar e brincar, por isso, são essenciais e não devem faltar em todas as refeições feitas. A quantidade diária desses alimentos é de 5 a 9 porções diárias.

Alimentos Construtores

Vários alimentosOs alimentos construtores pertencem ao grupo das proteínas e são importantes, pois são responsáveis pela construção e formação do corpo, em especial dos músculos esqueléticos, sangue, ossos, cabelos, órgãos e ainda defende o nosso organismo de doenças. Entre os principais exemplos dessa categoria encontramos os leites e derivados como o iogurte e queijos em geral. Também carnes como frango, peixe, carnes vermelhas, carne de porco e ovos. Leguminosas como ervilhas, nozes, castanhas, soja, lentilha e grão de bico. Os alimentos construtores devem ser ingeridos diariamente de 1 a 3 porções.

O grupo dos alimentos energéticos extras, são compostos por açúcares e gorduras, que servem como fonte de energia, entretanto, não são a primeira opção para obtenção de energia no organismo, o que leva ao acúmulo em forma de gordura, por isso, óleos, gorduras e doces devem ser consumidos com muita moderação. Se seguirmos esse guia de alimentação, com certeza teremos uma alimentação saudável e bem equilibrada.

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3 votos



Thaís
10/05/12


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  1. oi quero saber as figuras reguradores construtores e energeticos

    ruan ribeiro
    04/11/13 às 11:00
  2. É muito importante a alimentação saudável em nossa vida. As crianças precisam avaliar a riqueza de uma valiosa refeição. O trabalho na escola e a participação dos pais ajudam a melhorar a importância da pirâmide alimentar no dia a dia.

    Cristina Jardim
    19/10/13 às 22:30
  3. já to fazendo trabalho,e melhor que eu me do bem tirando nota 10,00

    TOMARA

    Carlos Eduardo
    08/08/13 às 6:57
  4. muito interessante para a saúde e quando e preciso fazer algum trabalho serve bastante como dica me ajudou muito

    laissa silva da silva
    07/08/13 às 11:06
  5. nusss quanta coisa mas deve valer a pena

    Ryan
    11/06/13 às 19:29
  6. tive copiar tudo isso que raiva mas tirei 10,00

    isabella vitoria
    24/05/13 às 14:39
  7. obg consegui fazer meu trabalho

    joana
    23/04/13 às 10:47
  8. eu sou uma crianca eu tou no 4 ano poriso q estou istudando iso bjs pra todos

    tainara
    17/04/13 às 8:11
  9. adorei isso foi o meu trabalho de escola e tambem e muito importanta obrigado

    mychelly santos silva
    09/04/13 às 18:40
  10. Adorei ‘, isso foi para o meu trabalho da escola ‘ tomara que eu ganhe uma boa nota obg hein :*

    Marcelle Luablanc
    29/09/12 às 13:02