Alimentos ricos em cálcio e ferro

O cálcio e o ferro são substâncias fundamentais para nossos ossos e em nossa corrente sanguínea. Alimente-se bem e tenha saúde.

Alimentos ricos em cálcio e ferroPara melhor absorção do cálcio no organismo é necessário evitar o consumo de alimentos ricos em ferro na mesma refeição, os alimentos ricos em cálcio são: aveia, agrião, gergelim, queijos, peixes, amêndoa, couve-manteiga, espinafre, iogurtes, leites, avelã e castanha do Pará, o cálcio é um dos principais nutrientes de alimentação para ossos fortes, é um elemento essencial para a saúde óssea ao longo da vida, o seu corpo recebe o cálcio que você precisa de duas maneiras.

A osteoporose

Osso com osteoporoseÉ o enfraquecimento dos ossos e é fundamental ingerir diariamente esses alimentos ricos em cálcio, elabore um cardápio semanal e alterne as refeições ricas em cálcio no almoço e ricas em ferro no jantar, o seu corpo é capaz de absorver o cálcio através da sua alimentação que deve ser equilibrada e saudável, você deve ingerir vários alimentos durante o dia como os produtos lácteos que são ricos em cálcio e facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo.

                       

Os legumes e as verduras

Verduras e legumesRicos em cálcio, você pode preparar um prato todo colorido com brócolis, alface, rúcula, couve, repolho, abobrinha, saiba que os vegetais de folhas verdes devem fazer parte da sua alimentação, o ideal é utilizar ervas e temperos como salsa, alecrim, manjericão e alho. O cálcio também tem outras funções importantes na contração e relaxamento muscular, participação na coagulação sanguínea, regulação do batimento cardíaco e na transmissão nervosa, saiba que o leite é uma fonte riquíssima de cálcio, para obter uma absorção melhor do cálcio você deve ingerir alimentos ricos em vitamina D.

Os alimentos ricos em ferro também são importantes para o nosso organismo, pois previnem à anemia que é a deficiência nas células sanguíneas (glóbulos vermelhos) que limita a troca de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do corpo, os alimentos ricos em ferro são: feijão, costelas de porco, peixe, ervilha, lentilha, grãos integrais, nozes, castanhas, carne vermelha magra, rim, coração e fígado, evitem o consumo desses alimentos junto com os alimentos ricos em cálcio, mantenha uma alimentação equilibrada, uma dica especial para aumentar a absorção do ferro pelo organismo é consumir alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi e tangerina).

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Thaís
17/06/11


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    Gladys Carvalho - 26/04/2014

    O alho é excelente fonte de vitamina C!E mais segundo a WIKIPÉDIA" vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.Uma pesquisa in vivo feita recentemente pela Universidade de Brasília e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Hortaliças (Embrapa Hortaliças), em 2010, mostra que o alho pode contribuir para a redução do infarto agudo do miocárdio."Eu adoro!Tudo consumido dentro da lógica e equilíbrio nos faz bem.Precisamos é comer de tudo de forma equilibrada!Bon appétit! /