Alimentos ricos em carboidratos complexos

Quer se alimentar de maneira saudável e não engordar? Conheça no Portal ZUN quais são os alimentos ricos em carboidratos complexos.

Pães

Considerado o vilão das dietas, os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo, se tornando ainda mais importante quando se trata de indivíduos atletas ou esportistas, pois somente este macronutriente é o que garantirá a energia necessária para um bom desempenho nas tarefas.

                       

Responsável por cerca de 50% a 60% do valor calórico diário ingerido, os carboidratos fornecem ao organismo quatro calorias por grama. Porém, sua ingestão é realizada de maneira descontrolada, o que acarreta no aumento de peso, por isso, é visto por muitos como o nutriente responsável pelo excesso de peso. Os carboidratos são divididos em simples e complexos, sendo que os complexos são os mais indicados para que se tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Por isso, se você quer ter uma dieta mais saudável, confira a diferença entre os carboidratos simples e complexos e quais são os alimentos ricos em carboidratos complexos:

Carboidratos simples ou complexos?

Carboidratos simples e complexos

Os carboidratos são classificados em simples e complexos, os quais desempenham papéis diferentes em nosso organismo.

Os simples são aqueles encontrados em alimentos como doces, leites e frutas, ou seja, é a glicose, lactose e frutose, os quais são digeridos mais rapidamente pelo organismo.

Já os complexos são encontrados em alimentos como amido e celulose que são encontrados em cereais integrais, arroz, massas e pães e que garantem mais saciedade por terem uma digestão mais lenta, o que faz com que o estômago demore mais para sentir fome novamente.

Alimentos ricos em carboidratos complexos

Pães e grãos

Entre os principais alimentos ricos em carboidratos complexos estão:

Aveia
Quinoa
Amaranto
Farelo de Trigo
Centeio
Gergelim
Gérmen de Trigo
Semente de Linhaça
Granola
Trigo
Arroz branco ou integral
Pães branco ou integral
Mandioca
Mandioquinha
Inhame
Batata
Batata doce
Milho

Carboidratos complexos função

Grãos

Conhecidos como polissacarídeos, os carboidratos complexos são representados pelo amido, celulose, glicogênio e fibras alimentares, sendo que o amido é obtido somente através da ingestão de vegetais, ou seja, tubérculos, a celulose nas verduras, o glicogênio é uma fonte de estocagem natural do organismo humano, o qual fica estocado nos músculos e no fígado e as fibras solúveis e insolúveis que por não serem digeridas no organismo auxiliam na regulação do intestino, além de não conter calorias.

Eles têm como função melhorar o funcionamento do organismo, diminuir a fome, aumentar a saciedade, regular a liberação de insulina e diminuir os níveis de colesterol alto e triglicérides.

Para se ter uma dieta mais saudável e equilibrada opte pelos carboidratos complexos e sinta os benefícios. Entretanto, lembre-se que por possuírem fibras é necessária a ingestão de água para que o intestino funcione corretamente e também a ingestão balanceada dos carboidratos complexos para não ganhar peso.

É possível fazer uma dieta com carboidratos, comer bem e emagrecer! Confira nesse vídeo do Youtube:

Conheça mais sobre os carboidratos:

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Thaís
27/08/12


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