Alimentos ricos em Ômega 3 6 e 9

Quer melhorar sua alimentação com a ajuda dos alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9? Confira quais são alimentos fontes mais indicados.

salmaoOs ácidos graxos insaturados são chamados de ômega e são representados pela série Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. também conhecidos popularmente como a gordura monoinsaturada, os ácidos ômega estão relacionados aos níveis de triglicérides mais saudáveis e apresentam uma gama de benefícios ao organismo.

Se você está à procura de uma alimentação mais saudável, confira quais são os alimentos ricos em Ômega 3, 6 e 9 e conheça alguns dos benefícios que  oferecem:

                       

Alimentos ricos em Ômega 3

Salmão

O ácido graxo ômega 3 recebe outras nomenclaturas como alfalinolênico, eicosapentanoico (EPA) e docosahexanoico (DHA).

São considerados ácidos poliinsaturados que contém uma dupla ligação e são chamado sde “essenciais” para o nosso organismo, pois não somos capazes de produzi-lo, sendo encontrados somente nos alimentos. Seus benefícios estão relacionados com prevenção de doenças cardiovasculares, equilíbrio da pressão arterial, redução dos níveis de triglicérides e diminuição da obstrução nas artérias.

Entre os principais alimentos fontes de ômega 3 estão os peixes como salmão, sardinha, atum, truta e arenque, sementes oleaginosas como nozes, avelã e soja, germen de trigo, abóbora, espinafre, pepino, couve, abacaxi e couve de Bruxelas, azeite e óleo de canola, de milho e de soja.

Alimentos ricos em Ômega 6

Grãos integrais e cereais

Conhecido também como ácido linoleico e ácido araquidônico, o ômega 6 é um ácido graxo poliinsaturados, responsável pela ligação de uma série de receptores encontrados nos tecidos do corpo.

Entre os alimentos ricos em ômega 6 estão o óleo de prímula, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de milho, ovos, carne bovina, carne suína, carne de frango, peru, sementes de abóbora, nozes, sementes de girassol, gergelim, linhaça, castanhas, abacate, açaí, amêndoas, feijão, grãos integrais e cereais. Entre os benefícios está o combate ao excesso de colesterol ruim LDL, excesso de glicose e hipertensão arterial.

Alimentos ricos em Ômega 9

Óleos vegetais

Já o ácido graxo ômega 9 é um ácido graxo essencial que ajuda no desenvolvimento humano. Entre os principais ácidos ômega 9 estão o ácido oleico, ácido erúcico e ácido nervônico, que podem ser encontrados no azeite de oliva extra-virgem, óleo de sementes de uva, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de palma, óleo de canola, azeitonas, oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes e peixes como bacalhau e tubarão.

A função do ômega 9 está relacionada com a síntese dos hormônios responsáveis por diversas funções no organismo.

Essas substâncias lipídicas são essenciais para o organismo, pois não somos capazes de sintetizá-las e elas são importantes para as funções hormonais e no aumento dos níveis do colesterol bom, o HDL.

Para uma alimentação balanceada, com o máximo de aproveitamento dos benefícios, consulte um profissional.

Confira o vídeo abaixo sobre os benefícios do Ômega 3 para a saúde.

Ômega 3 vida saudável - Programa Repórter Saúde da TV Cidade de Maringá

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Thaís
06/07/12



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