Alimentos ricos em vitamina K

Confira os alimentos rico em vitamina K, essencial para a fixação do cálcio nos ossos e para o processo de coagulação sanguínea.

Mulher comendo saladaAs vitaminas e minerais são substâncias essenciais para o funcionamento do organismo. Indispensáveis na regularização do metabolismo celular, as vitaminas – que se dividem em complexos – auxiliam nas reações químicas e aproveitamento dos alimentose ainda são importante fonte de proteção contra várias doenças.

Como não são produzidas pelo nosso organismo, as vitaminas devem ser ingeridas em porções diárias através dos alimentos. Entre as vitaminas lipossolúveis está à vitamina K, a qual foi descrita pela primeira vez por um cientista dinamarquês em 1929, sendo uma importante vitamina para a realização de diversas funções no organismo, por isso, sua ingestão deve ser frequente e equilibrada. Confira mais dicas sobre a função no organismo, seus benefícios e quais os alimentos ricos em vitamina K:

                       

Formas da Vitamina K

A vitamina K também é chamada de naftoquinona e pode ser apresentada em três formas:  a forma como é encontrada no organismo humano é filoquinonas, representadas pela sigla (k1), já a forma encontrada nas plantas é chamada de menaquinona, que é representada pela sigla (k2) e sua forma sintética é chamada de menadiona com sigla (k3).

Funções da vitamina K

Coagulação sanguínea

A vitamina K está relacionada com o processo de coagulação sanguínea, pois atua na síntese hepática de substâncias como protrombina, proconvertina, tromboplastina e proteínas C e S, que realizam a coagulação do sangue.

Além disso, a vitamina K também ajuda na resistência dos ossos, pois age na sintezação da proteína ostecalcina, que tem a função de  “fixar” o cálcio, prevenindo o aparecimento de problemas como osteoporose e osteopenia.

Alimentos ricos em vitamina K

Brócolis

Parte da vitamina K é sintetizada endogenamente, ou seja, é produzida de forma natural pelo corpo através das bactérias intestinais, mas mesmo assim é importante incluir na dieta alimentos ricos em vitamina K.

Entre os principais alimentos fontes estão verduras como espinafre, brócolis, alface, fígado de boi, carne de porco, carne de frango, óleo de soja, leite, tomate, ervilha, feijão, lentilha, melão, mamão, uva, banana, laranja, ameixa, beterraba, couve, couve flor e castanha.

Deficiência da vitamina K

Gestante fazendo compras

Com relação à deficiência da vitamina K no organismo a mesma está relacionada com alguma doença no fígado, na vesícula biliar ou no trato intestinal que acaba por interferir na absorção de gordura, responsável pelo transporte da vitamina K no organismo. Mas, isso é um problema raro, porém, caso ocorra, pode provocar anemia hemolítica em recém-nascidos, aborto e hemorragia por conta da falta de coagulação sanguínea e de osteoporose devido à descarboxilação da proteína osteocalcina.

Com relação à ingestão diária recomendada, para os adultos indica-se o consumo de  80 microgramas, para lactentes e crianças 30 microgramas e para gestantes 65 microgramas. A vitamina K é estável ao calor e ao processamento, mas a mesma se degrada pela luz fluorescente ou do sol.

Saiba mais sobre alimentos ricos em vitaminas

0 votes



Thaís
06/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Yasmin Nunes - 13/10/2013

    Por favor, eu vim aqui procurando o nome dos alimentos transgênicos produzidos no Brasil pois no google estava escrito assim: "nome dos alimentos transgênicos produzidos no Brasil". Mas quando eu chego aqui não tem o nome deles e gostaria de saber quais são os nomes dos alimentos transgênicos produzidos no Brasil ainda hoje para usar em um trabalho de escola então poderiam fazer a gentileza de me dizerem quais são?

    arildo - 12/09/2013

    é infelizmente não sabemos muito sobre o nosso futuro consumindo essas coisas não adianta colocar um (T)avisando que um produto é trangenico como ex:óleo de soja,fubá e etc...o problema é que precisamos deles mas se procurarmos um que não é trangenico na prateleira do supermercado não vamos encontrar eu acho que isso sim é ferir os direitos de escolha do consumidor que paga caro por um produto duvidoso e não tem outra opção.........

    Eder Oliveira - 05/06/2013

    Pense bem antes de adquirir alimentos transgênicos, prefira os orgânicos, são mais caros, porém sua saúde não tem preço.

    Sebastião - 27/04/2013

    Acabei de ver uma reportagem que mostrou fotos de ratos cobaias com tumores enormes apos ter comido farinha de milho.

    samira - 21/03/2013

    esse asuto foi muito importante para a minha materia de geografia.

    samira shaiany - 21/03/2013

    gostei dese asunto.e muito importante.