Alimentos ricos em vitamina K

Confira os alimentos rico em vitamina K, essencial para a fixação do cálcio nos ossos e para o processo de coagulação sanguínea.

Mulher comendo saladaAs vitaminas e minerais são substâncias essenciais para o funcionamento do organismo. Indispensáveis na regularização do metabolismo celular, as vitaminas – que se dividem em complexos – auxiliam nas reações químicas e aproveitamento dos alimentose ainda são importante fonte de proteção contra várias doenças.

Como não são produzidas pelo nosso organismo, as vitaminas devem ser ingeridas em porções diárias através dos alimentos. Entre as vitaminas lipossolúveis está à vitamina K, a qual foi descrita pela primeira vez por um cientista dinamarquês em 1929, sendo uma importante vitamina para a realização de diversas funções no organismo, por isso, sua ingestão deve ser frequente e equilibrada. Confira mais dicas sobre a função no organismo, seus benefícios e quais os alimentos ricos em vitamina K:

                       

Formas da Vitamina K

A vitamina K também é chamada de naftoquinona e pode ser apresentada em três formas:  a forma como é encontrada no organismo humano é filoquinonas, representadas pela sigla (k1), já a forma encontrada nas plantas é chamada de menaquinona, que é representada pela sigla (k2) e sua forma sintética é chamada de menadiona com sigla (k3).

Funções da vitamina K

Coagulação sanguínea

A vitamina K está relacionada com o processo de coagulação sanguínea, pois atua na síntese hepática de substâncias como protrombina, proconvertina, tromboplastina e proteínas C e S, que realizam a coagulação do sangue.

Além disso, a vitamina K também ajuda na resistência dos ossos, pois age na sintezação da proteína ostecalcina, que tem a função de  “fixar” o cálcio, prevenindo o aparecimento de problemas como osteoporose e osteopenia.

Alimentos ricos em vitamina K

Brócolis

Parte da vitamina K é sintetizada endogenamente, ou seja, é produzida de forma natural pelo corpo através das bactérias intestinais, mas mesmo assim é importante incluir na dieta alimentos ricos em vitamina K.

Entre os principais alimentos fontes estão verduras como espinafre, brócolis, alface, fígado de boi, carne de porco, carne de frango, óleo de soja, leite, tomate, ervilha, feijão, lentilha, melão, mamão, uva, banana, laranja, ameixa, beterraba, couve, couve flor e castanha.

Deficiência da vitamina K

Gestante fazendo compras

Com relação à deficiência da vitamina K no organismo a mesma está relacionada com alguma doença no fígado, na vesícula biliar ou no trato intestinal que acaba por interferir na absorção de gordura, responsável pelo transporte da vitamina K no organismo. Mas, isso é um problema raro, porém, caso ocorra, pode provocar anemia hemolítica em recém-nascidos, aborto e hemorragia por conta da falta de coagulação sanguínea e de osteoporose devido à descarboxilação da proteína osteocalcina.

Com relação à ingestão diária recomendada, para os adultos indica-se o consumo de  80 microgramas, para lactentes e crianças 30 microgramas e para gestantes 65 microgramas. A vitamina K é estável ao calor e ao processamento, mas a mesma se degrada pela luz fluorescente ou do sol.

Saiba mais sobre alimentos ricos em vitaminas

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Thaís
06/07/12



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  1. Esse texto me ajudou super mega, to precisando tirar uma nota.. e a prof é chata…

    diandra oliveira
    03/09/13 às 15:28