Alimentos saudáveis e não saudáveis

Mude sua alimentação e tenha mais qualidade de vida, evite alimentos embutidos e dê preferência para os naturais e livres de gorduras.

Pirâmide de alimentos.Os alimentos fornecem energia para o bom crescimento e desenvolvimento do corpo, protegem e regulam o organismo. Existem substâncias que preenchem as funções do organismo que se chamam nutrientes. Os alimentos contêm fibras e água que são substâncias vitais para o organismo e também são considerados macro nutrientes, pois a quantidade de vitaminas e sais minerais é relativamente grande.
A energia dos alimentos é a caloria.

Fontes

         

As carnes vermelhas e as de aves são fontes importantes de vitamina B, minerais e proteínas. O peixe é uma fonte de diversos minerais e proteínas, sua gordura é rica em ácidos graxos insaturados e os de água salgada são ricos em selênio e iodo, já as espinhas de peixes enlatados possuem uma pequena quantidade de cálcio.

As gorduras e os óleos extraídos do peixe e de alguns vegetais são ricos em gordura poliinsaturada. Os laticínios contêm grande quantidade de nutrientes essenciais, porém são pobres em vitamina C e ferro. As frutas contêm fibras e energia em forma de açúcar (sacarose e frutose). Os cereais são fonte de hidratos de niacina e tiamina, fibras e alguns sais minerais. As nozes contêm grande quantidade de gordura e hidratos de carbono que se transformam em energia. Os legumes são ricos em fibras, hidratos de carbono e proteínas. Raízes como batata e nabo são vegetais que fornecem energia como proteína, e as que contêm nos vegetais não conseguem substituir as da carne e as do leite.

Alimentação saudável

É aquela equilibrada e completa, quanto mais variamos os alimentos em cada refeição, mais será saudável. É importante comer de três em três horas, sendo assim é possível ter um bom desempenho na escola e no trabalho. Para manter a saúde é importante conciliar exercícios físicos com uma vida saudável, pois algumas doenças estão relacionadas à má alimentação como a hipertensão, diabetes entre outras. Os alimentos saudáveis como leite, manteiga, espinafres, sardinhas, couve-flor, tomate, laranja, morango, feijões, favas, integral, pão integral, arroz integral, alface, bife, ovos, fígado de bacalhau, carne branca, amendoim, legumes em geral, fazem muito bem para a saúde.

Não saúdavel

Alimentos como salgados e doces folhados, frituras, açúcar, refrigerantes, alimentos gordurosos, embutidos como salame, mortadela, presunto, apresuntado, queijos fortes, patês, e alimentos ricos em sódios não são bom aliados da saúde, por isso tente evita-los e levar uma vida mais saudável.

Com pequenas mudanças na sua alimentação você poderá ter mais qualidade de vida.

Assista ao vídeo e veja mais informações a respeito de uma alimentação saudável:

Alimentação Saudável

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1 voto



Mayara
07/06/11



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  1. amei vou tirar um 10

    katarine
    26/02/14 às 9:02
  2. é legal

    marielle
    09/12/13 às 15:41
  3. Ameii ! me ajudou mto no trabalho de cienciass!!

    Camylle
    19/11/13 às 21:50
  4. que legal

    matheus e gabi
    19/11/13 às 14:42
  5. ESSE TEXTO ME AJUDOU NE EDUCAÇAO FISICA

    gabriel
    13/11/13 às 19:52
  6. amei esse texto me deu 10 em ciencias eu abencou esaa PESSOA QUE ESCREVEU ESSE TEXTO

    janaina
    28/05/13 às 21:20
  7. eu amei esse texto ele me ajudou muito no meu tabalho de educação física.

    erika darliana
    09/10/12 às 21:19
  8. obrigada pela a ajuda

    patricia
    11/03/12 às 22:16