Alimentos saudáveis e não saudáveis

Mude sua alimentação e tenha mais qualidade de vida, evite alimentos embutidos e dê preferência para os naturais e livres de gorduras.

Pirâmide de alimentos.Os alimentos fornecem energia para o bom crescimento e desenvolvimento do corpo, protegem e regulam o organismo. Existem substâncias que preenchem as funções do organismo que se chamam nutrientes.

Os alimentos contêm fibras e água que são substâncias vitais para o organismo e também são considerados macro nutrientes, pois a quantidade de vitaminas e sais minerais é relativamente grande.
A energia dos alimentos é a caloria.

Fontes

As carnes vermelhas e as de aves são fontes importantes de vitamina B, minerais e proteínas. O peixe é uma fonte de diversos minerais e proteínas, sua gordura é rica em ácidos graxos insaturados e os de água salgada são ricos em selênio e iodo, já as espinhas de peixes enlatados possuem uma pequena quantidade de cálcio.

As gorduras e os óleos extraídos do peixe e de alguns vegetais são ricos em gordura poliinsaturada. Os laticínios contêm grande quantidade de nutrientes essenciais, porém são pobres em vitamina C e ferro. As frutas contêm fibras e energia em forma de açúcar (sacarose e frutose).

Os cereais são fonte de hidratos de niacina e tiamina, fibras e alguns sais minerais. As nozes contêm grande quantidade de gordura e hidratos de carbono que se transformam em energia. Os legumes são ricos em fibras, hidratos de carbono e proteínas. Raízes como batata e nabo são vegetais que fornecem energia como proteína, e as que contêm nos vegetais não conseguem substituir as da carne e as do leite.

Alimentação saudável

É aquela equilibrada e completa, quanto mais variamos os alimentos em cada refeição, mais será saudável. É importante comer de três em três horas, sendo assim é possível ter um bom desempenho na escola e no trabalho. Para manter a saúde é importante conciliar exercícios físicos com uma vida saudável, pois algumas doenças estão relacionadas à má alimentação como a hipertensão, diabetes entre outras.

               



Mais sobre Alimentos saudáveis e não saudáveis

Os alimentos saudáveis como leite, manteiga, espinafres, sardinhas, couve-flor, tomate, laranja, morango, feijões, favas, integral, pão integral, arroz integral, alface, bife, ovos, fígado de bacalhau, carne branca, amendoim, legumes em geral, fazem muito bem para a saúde.

Não saudável

Alimentos como salgados e doces folhados, frituras, açúcar, refrigerantes, alimentos gordurosos, embutidos como salame, mortadela, presunto, apresuntado, queijos fortes, patês, e alimentos ricos em sódios não são bom aliados da saúde, por isso tente evita-los e levar uma vida mais saudável.

Com pequenas mudanças na sua alimentação você poderá ter mais qualidade de vida.

Assista ao vídeo e veja mais informações a respeito de uma alimentação saudável:

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Mayara
07/06/11

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Comentar sobre Alimentos saudáveis e não saudáveis

  1. amei vou tirar um 10

    katarine
  2. é legal

    marielle
  3. Ameii ! me ajudou mto no trabalho de cienciass!!

    Camylle
  4. que legal

    matheus e gabi
  5. ESSE TEXTO ME AJUDOU NE EDUCAÇAO FISICA

    gabriel
  6. amei esse texto me deu 10 em ciencias eu abencou esaa PESSOA QUE ESCREVEU ESSE TEXTO

    janaina
  7. eu amei esse texto ele me ajudou muito no meu tabalho de educação física.

    erika darliana
  8. obrigada pela a ajuda

    patricia