Alimentos transgênicos fazem mal à saúde?

Os alimentos transgênicos estão cada vez mais presentes nas mesas dos brasileiros. Confira se eles fazem mal à saúde dos consumidores.

mãos segurando sojaOs alimentos transgênicos são caracterizados por serem modificados geneticamente em laboratórios, com o objetivo de aumentar a resistência a pragas das plantações e favorecer o lucro dos produtores. Esse tipo de tecnologia agrícola tem sido muito utilizada em diversos países, inclusive no Brasil, resultando em polêmicas e discussões a respeito se eles fazem bem ou mal à saúde. Muitas opiniões acerca desse assunto são geradas, alguns pesquisadores afirmam que essas manipulações genéticas não fazem mal à saúde e sim benefícios econômicos, porém outros afirmam que os alimentos transgênicos fazem mal à saúde dos seres humanos, além de causarem impactos ambientais.

Como podemos perceber as opiniões sobre os alimentos transgênicos são divergentes, confira aqui no Portal Zun se os alimentos transgênicos fazem realmente mal à saúde.

                       

Alimentos transgênicos no Brasil

mulher em um laboratórioO Brasil está entre os maiores produtores de alimentos transgênicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Argentina e Canadá. Estima-se que entre os anos de 2010 e 2011, nosso país movimentou cerca de dois bilhões de dólares com sementes transgênicas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é que regulamenta a produção de Alimentos transgênicos no Brasil, a qual decretou a partir de 1.988, que é proibido a plantação e a comercialização de alimentos transgênicos no Brasil sem pesquisas prévias de impacto ambiental. A estimativa é de que a produção dos alimentos transgênicos cresça a cada ano, sendo que a tendência é de que esses alimentos estejam cada vez mais presentes na mesa dos consumidores brasileiros, gerando preocupação por parte dos pesquisadores da área da saúde. Muitos pesquisadores afirmam que o consumo a longo prazo de alimentos transgênicos podem fazer mal à saúde de seus consumidores, causando diversas patologias.

Alimentos transgênicos exemplos

maçã recebendo injeçõesDevido ao avanço tecnológico, o Brasil caminha para se tornar o principal produto mundial de alimentos transgênicos. O auge da produção desses alimentos em nosso país foi em 2008, com o milho Bt, o qual teve sua carga genética modificada com genes de uma bactéria resistente a pragas e inseticidas. Hoje, os principais produtos modificados geneticamente em nosso país são: soja, canola, algodão e o milho. Sendo que o milho não foi liberado para consumo no Brasil, sendo somente exportado para outros países. Os consumidores podem encontrar alimentos derivados de produtos transgênicos em qualquer prateleira de supermercado, entre eles estão os derivados da soja, como o leite e o óleo de soja. Outro produto que contêm transgênicos em sua fórmula é o queijo, que é fabricado a partir da fermentação com a enzima de bactérias. Os derivados de canola também são fabricados a partir de transgênicos, como o óleo de cozinha. É imprescindível que no rótulo dos produtos vendidos contenham informações aos consumidores a respeito de sua composição, assim o indivíduo que for comprar o alimento transgênico poderá optar por consumi-lo ou não.

Alimentos transgênicos fazem bem ou mal à saúde?

váriasccomidasDiversas pesquisas e estudos estão sendo feitos a respeito se os alimentos orgânicos fazem bem ou mal à saúde. As opiniões são controversas, o quesito economia, é inquestionável, as vantagens desses produtos para os agricultores são inúmeras, o alimento torna-se muito mais resistente às pragas e inseticidas, porém quando quesito é saúde do consumidor, as opiniões se dividem. Os avanços dos estudos acerca desse assunto apontam que os alimentos transgênicos poderão fazer mal à saúde pública após algum tempo de consumo. Os alimentos com modificações no seu DNA podem causar reações alérgicas, pois quando se insere um gene de um organismo em outro, novas substâncias são geradas, isso potencializa o desenvolvimento de reações alérgicas que os seres humanos podem naturalmente adquirir pela diversidade genética da própria espécie. Outro quesito comprovado sobre alimentos transgênicos fazerem mal à saúde é que eles aumentam a resistência a antibióticos. Para certificar-se que a modificação genética nesses alimentos é eficaz, são introduzidos genes de bactérias resistentes a antibióticos, com isso o consumidor pode ficar resistente a esses remédios e prejudicar sua saúde. Além disso, é comprovada que a toxidade desses alimentos fazem mal à saúde dos consumidores, tais substâncias podem ser geradoras de patologias graves, como o câncer.

Entre tantas as divergências sobre os alimentos transgênicos fazerem mal à saúde da população, a necessidade de novos estudos a respeito desse assunto é essencial para garantir a segurança da saúde pública mundial.

Saiba mais sobre alimentos transgênicos

1 voto



Maria Carolina
12/11/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook