Alopecia areata tem cura?

A Alopecia areata é uma doença em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, ocasionando a perda dos cabelos e pelos.

Mulher olhando o couro cabeludoVocê certamente já viu alguém com falhas, perda de cabelo ou pelos localizadas em áreas muito limitadas, essas pessoas podem ser portadoras de Alopecia areata. Na verdade trata-se de uma doença que causa desordem na pele, mais comumente no couro cabeludo. Uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, ocasionando a perda de pelos e cabelos. Na maioria dos casos a queda é mais extensa ou total, que é quando a doença progride, não restando nenhum fio de cabelo ou pelos no corpo.

Causas

Mulher com falha no cabeloA Alopecia de uma forma geral apresenta várias causas, pode ser congênita, ligada a fatores hereditários ou secundários ocasionados por infecções, medicamentos, quimioterapia ou até mesmo casos mais raros em que a pessoa manifesta reação alérgica a glúten do trigo ou lactose. Porém quando se trata da Alopecia Areata, os sintomas são recorrentes de fatores emocionais, durante a vida podem ter ocorridos episódios que vieram influenciar na queda que pode ser irreversível.

                       

Tem cura?

Alopécia areata antes e depoisHá possibilidades de o cabelo voltar a crescer, mas ele pode tornar a cair. Isso dependerá de cada pessoa, alguns indivíduos perdem pouco cabelo e este cresce novamente e a doença não retorna mais. Já outros, continuam a perder e recuperar cabelos por muitos anos.

Tratamento

Aplicação no couro cabeludoAinda não existe uma cura definitiva para a doença, porém existem maneiras e produtos que podem estimular o crescimento do cabelo novamente, cremes aplicados sobre a calvície ou soluções de cortisona que suprem a reação imune. O tratamento vai depender da quantidade da perda de cabelo e da idade da pessoa, já que alguns são específicos para adultos.

A queda de cabelo é um indício de que algo está funcionando de forma incorreta no nosso corpo. Pesquisas indicam que mais de 90% dos casos o cabelo cresce mesmo que parcialmente. Mas de qualquer forma, a busca por um profissional de saúde é indispensável para indicar qual tratamento deve ser feito.

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    marta - 25/01/2014

    boa tarde tenho q de pelos n sobrancelha depois que minha mae adoeceu a sinco anos mim ajude,

    ferananda - 21/08/2013

    estou calva tenho 24 anos;me ajudem a encontrar uma soluçaoo