Amaranto e seus benefícios

Quer mudar seu estilo de vida? Conheça as propriedades nutricionais e medicinais do amaranto, um grão com diversos benefícios.

Biscoito de amaranto

Uma alimentação saudável é a maneira mais correta para manter o equilíbrio e a saúde em dia. Entretanto, grande parcela da sociedade tem uma preocupação mínima com a alimentação equilibrada e distúrbios como colesterol alto, diabetes, obesidade acometam pessoas de todas as idades.

                       

Segundo dados de pesquisa do Ministério da Saúde publicada em abril de 2012, a alimentação do brasileiro é falha em vários aspectos: crescimento da ingestão de alimentos calóricos e consumo exagerado de carne vermelha fazem parte dessa lista. Para se ter uma ideia, apenas 18,9% da população consome as 400 gr diárias de  frutas e hortaliças, conforme o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Por conta disso, estudos relacionados aos alimentos que ajudam na diminuição das taxas de disfunções do organismo crescem a cada dia. Um dos alimentos estudados é o amaranto, um grão integral conhecido em diversos países e cultivado no Brasil desde 1996. Conheça mais sobre o amaranto e seus benefícios:

O que é o amaranto?

AmarantoO grão tem alto valor nutricional, com cerca de 15% de proteínas de alto valor biológico, com grande quantidade de aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, comparado com as proteínas do leite. Além disso, apresenta alto teor de cálcio e ainda é fonte de fósforo, fibras, potássio, ferro, zinco e não contém glúten, sendo  ótima alternativa para os celíacos, portadores de intolerância ao glúten.

Quais os benefícios do amaranto?

Entre os principais benefícios do amaranto estão:

Controle  da diabetes

O alto teor de fibras ajuda na retenção e redução da glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina.

Prevenção da osteoporose

Por possuir grande quantidade de cálcio biodisponível, o amaranto é ótima alternativa para quem não consome a quantidade ideal de cálcio diariamente. A ingestão ajuda a prevenir a osteoporose.

Prevenção de problemas cardíacos

O colesterol ruim (LDL) se acumula nas paredes de veias e artérias e causa a aterosclerose que provoca problemas cardíacos. O amaranto tem altas concentrações de fibras, que se ligam ao LDL e o elimina pelas fezes, reduzindo assim o colesterol ruim e prevenindo possíveis problemas cardíacos como o infarto.

Fortalecimento do sistema imunológico

As propriedades naturais antioxidantes do amaranto ajudam no combate ao radicais livres, reforçando o sistema imunológico e aumentando a oxigenação das células e evitando o envelhecimento precoce.

Ajuda no ganho de massa magra

Por ser um alimento com 15% de proteínas de alto valor biológico é indicado para atletas e pessoas que desejam ganhar mais massa magra.

Como consumir o amaranto?

Sopa com amarantoO consumo do amaranto pode ser feito de diversas maneiras, pois o cereal não agrega sabor aos alimentos, por isso, basta cozinhar os grãos e misturá-lo em vários pratos como sucos, vitaminas, molhos, saladas e sopas ou consumi-lo na forma de chá.

Você pode comprar o amaranto na forma de flocos, grãos ou em farinha em lojas especializadas em alimentos naturais.

5 votos



Thaís
30/04/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook