Animais selvagens e domésticos

A interação do homem e animais se dá desde o início dos tempos, saiba mais sobre as espécies domesticadas e as selvagens.


Urso PandaDesde o princípio dos tempos animais e homens interagem entre si. Com o passar do tempo e com uma convivência mais próxima, percebeu-se que os animais poderiam servir de companhia afetiva, ajudar no trabalho e até na alimentação dos seres humanos. Os que passaram a viver junto ou perto do homem para qualquer uma dessas necessidades, deixando assim os ambientes naturais são chamados animais domésticos. Já, os outros, que vivem, nascem em ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos e não junto do homem, são os denominados animais selvagens ou silvestres.

Animais selvagens

Zebras e girafaEsses animais vivem livres na natureza e em ambientes próprios, onde conseguem ter o necessário para a sua subsistência, condições de procriação e sem intervenção do homem nisso. São membros integrantes do seu ecossistema, com direito à vida, cada um inserido e desempenhando o seu papel próprio, isto é, as suas tarefas do dia a dia.
Alguns deles seriam: o tatu, a jaguatirica, os lagartos, as cobras, os saguis, os elefantes, os ursos, os tucanos, os golfinhos, os insetos, as baleias, etc.

         

Equilíbrio ecológico

Todos os animais selvagens têm a participação que é importante para a preservação do equilíbrio ecológico, por tudo o que fazem nos lugares onde vivem.
Exemplos: muitos deles são caçados por outros animais para servir-lhes de alimento ou aqueles que têm a função de transportar e dispersar sementes para garantir a perpetuação de determinadas plantas, ou outros ainda, que são controladores do aumento de determinadas espécies.
Todas as ações dos animais silvestres têm um fim natural de preservar a vida, o ambiente em que vivem e de manter o equilíbrio do ecossistema.

É possível ter um animal selvagem?

Certamente que não, é proibido manter qualquer animal selvagem ou silvestre em cativeiro, pois atualmente todos eles são protegidos por lei específica. Capturar, prender ou comercializar animais silvestres é tratado como crime que é passível de multa ou mesmo de prisão. No Brasil, quem quiser ter um desses animais em casa, precisa ser adquirido de criador autorizado pelo IBAMA.

Animais domésticos

Cão e criançaO comportamento de muitos animais, desde tempos remotos, foi modificado por causa de sua permanência ao lado do homem. Quando tiveram a percepção de que determinados animais poderiam ser utilizados para seus interesses, passou a domesticá-los, isto é, amansando-os, para uma convivência pacifista entre eles.

Esses animais então, passaram a ser parte integrante da vida do homem, como para o trabalho, na alimentação, no transporte, como companhia e etc..
Alguns exemplos são: os cavalos para o transporte, os bois como alimento e os cães como companheiros.
É necessário deixar bem claro que, em contrapartida, o homem deve ter as suas obrigações para com os mesmos, tais como, o de fornecer-lhes alimentação, cuidar de sua saúde e tratá-los com atenção. Dizendo que entre ambos, animais domésticos e seres humanos, existe uma relação de dependência mútua.

Os homens e animais são todos beneficiários em comum de um mesmo sistema.

Assuntos Relacionados

 

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página