Animes uma lição para toda a vida

Animes: uma lição para toda a vida

Pode soar estranho, mas você sabia que os animes nos dão lições de vida? Alguns como Naruto, Onegai T. e Death N.são ótimos exemplos. Veja!

Lições dadas pelos animes

Assim como qualquer roteiro de filmes ou séries trabalhados em cima de livros, os animes (desenhos animados japoneses) são ilustrações de histórias baseadas nos mangás (histórias em quadrinhos) em que os desenhos em preto e branco ganham cores e sons. Muitos desses animes são mundialmente famosos e fizeram ou fazem parte da infância de muita gente. Afinal, quem nunca assistiu Dragon Ball Z?

Depois do grande sucesso das animações dos quadrinhos, o Japão virou referência na produção deste tipo de entretenimento, e é claro, quem desenha tem que ser muito bom no lápis e na imaginação, pois não desenvolve só os personagens, mas sim um mundo novo baseado na mistura da ficção com o real. E, da mesma maneira que um livro possui uma moral ou ensinamento, os animes possuem as suas respectivas moralidades.

Mais sobre animes: uma lição para toda a vida

Quem nunca ouviu a mãe ou pai dizer que os desenhos são perdas de tempo? É muito comum esse tipo de preconceito pelo simples fato daquilo não passar de ilustrações. Mas, é aí que eles se enganam, muito pelo contrário, na maioria das vezes, uma história representada pelos animes ajudam no desenvolvimento de uma criança tão quanto um filme. Os exemplos que nos são passados em cada história estimulam não só a criatividade, mas como também a bondade, a compaixão e a persistência em não desistir daquilo que sonha.

Animes juntos

Entre os animes mais conhecidos estão: Dragon Ball Z, Pokémon, Cavaleiro dos Zodíacos, One Piece, Naruto, Death Note, InuYasha, Yu-Gi-Oh!, Onegai Teacher, Bleach, YuYu Hakusho, Fullmetal Alchemist, entre muitos outros. Cada um com as suas trajetórias representadas no decorrer dos capítulos e, principalmente, os seus ensinamentos passados a cada episódio novo. Vejamos alguns exemplos passados pelo Naruto, Onegai Teacher (mais focado para as mulheres) e por fim Death Note.

Lições de vida que aprendemos em Naruto

O anime Naruto, criado pelo gênio Masashi Kishimoto, é um dos campões em vendas pelos quatro cantos do mundo, sua história é um exemplo de superação e força de vontade. Mesmo que você só tenha assistido a um episódio dele, já de cara dá para notar a sua determinação em se tornar um Hokage e ser reconhecido por todos.

Solidão do Naruto

Com o decorrer de toda a história desenvolvida por Masashi, Naruto demonstra a idealização do que uma pessoa deveria ser capaz de fazer, tanto na vida pessoal como profissional. Mesmo sem seus pais, Naruto luta pelo reconhecido de sua força pelos colegas de classe e das demais pessoas da vila.

A meta de ser um Hokage é o que o faz treinar, lutar e jamais voltar com a sua palavra. O respeito para com seus professores é um grande fator, se comparado ao Brasil. No anime os professores dão as suas vidas para que seus pupilos possam sair com vida de alguma enrascada ou também como forma de aprendizado.

Turma do Naruto

Resumidamente essa história traz à tona, a amizade como prioridade nas missões, a busca pelo amigo que se perdeu, o trabalho em equipe (fundamental em todo qualquer trabalho), o valor que os pensamentos estratégicos possam tomar, o respeito com as outras pessoas como forma de não utilizá-las ao seu favor, a importância do amor entre as pessoas e o afeto. E, como principal foco do anime, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, pois eles são a força que movimenta a esperança em um ser, e se alguém disser que você não é capaz, prove o contrário e demonstre aquilo que você é, sem passar por cima de quem ama.

Lições de vida que aprendemos em Onegai Teacher

O tipo de história preferido das garotas, mas que também atrai as atenções dos garotos, os shoujos são mangás mais voltados para vida romântica, e um belo exemplo disso é a trama futurista de “Onegai Teacher” vai além da clássica paixão professor-aluno. De forma delicada, porém intensa, ensina a não se deixar derrubar por momentos e sentimentos ruins.

Onegai Teacher

Kei é um garoto que enfrenta problemas de saúde e uma grande tristeza, e seu maior desafio é seguir em frente e “não parar”. As cenas emocionantes são alternadas com outras leves e divertidas. Uma singela história de superação e, claro, um romance cativante sobre o amor que poucas pessoas praticam.

Ps - Lições de vida que aprendemos em Onegai Teacher - Colaboração de Luane Silvestre.

Lições de vida que aprendemos em Death Note

Apesar de ser uma história com teor mais sombrio, Death Note também nos passa uma lição de vida muito importante. O enredo dessa historia se baseia em Raito Yagami, um cara muito inteligente, mas que no decorrer dos episódios demonstra o seu lado ganancioso o que no final causou a sua ruina. Raito conseguiu obter um poder muito grande em suas mãos e, como uma pessoa qualquer, não demorou a utilizar de tal força. Apesar de Death Note ser uma história fictícia, você não acha que se parece com pessoas do mundo real?

Death Note

Os humanos, na maioria, buscam sempre pelo poder e quanto mais, melhor, essa é a ganância, dessa maneira se aproveitar das outras pessoas e subir cada vez mais tanto financeiramente quanto socialmente, como por exemplo, fama, status social, entre outros.

Mas, é claro, sempre haverá um L (amigo que tenta impedir Raito), que buscará um meio de impedir ou amenizar tal situação, e como de praxe, muitos “L” da vida já sofreram tentando isso, e no anime do Death Note não poderia ser diferente, e sempre quando um se vai, aparecem outros. Esse anime nos faz refletir muito sobre a realidade presente no mundo, claro, que no anime não existe problemas como pobreza, mas que mostra o que é a natureza do homem.

L Death Note

Como final, Raito eliminou todos que entraram em seu caminho, entre eles seus próprios amigos, colegas, pai e até a namorada. Tudo isso pela ganância em se tornar um “Deus” do novo mundo que pretendia criar. Como castigo acabou sendo traído pela própria pessoa que lhe fornecera tal poder. L, seu amigo morreu tentado mostrar a ele que a vida poderia ser bem mais legal do que se imagina. O crime existe, isso sem dúvidas, mas que fica como trabalho para a polícia combater. Esse é o equilíbrio da sociedade.

O principal foco desse anime é mostra que a bondade do homem está se acabando e só vai melhorar se surgirem mais “Ls” do que Raitos. Você não concorda?

18/03/14 por Luis Carlos

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook