Antigamente como era o dinheiro dos povos?

Desde às primeiras trocas até o sofisticado sistema de comércio dos dias de hoje, o dinheiro passou por diversas evoluções e mudanças.

Idade da Pedra.A movimentação do mundo depende da movimentação do dinheiro e da troca da moeda por produto e serviços. O dinheiro pode ser guardado e utilizado depois em ocasiões necessárias ou especiais como uma aposentadoria, uma viagem, etc. Além do mais, é fácil de ser contado para na hora das compras e vendas. O dinheiro faz parte obrigatória da vida das pessoas. Na falta do dinheiro, países vão à bancarrota, empresas fecham e famílias desmoronam.

Os primórdios do dinheiro

Na Idade da Pedra, ele não existia. Os homens caçavam e cultivavam a terra com ferramentas de pedra. Para terem alguma coisa necessitavam efetuar a troca de bens entre si. Um machado por uma pele de animal, por exemplo.

                       

O sal.Mais tarde, quando já trabalhavam os metais, as trocas ficaram mais fáceis, visto serem valiosos os metais passaram a servir como medidas de troca, quem as recebesse poderia usá-las para outros pagamentos. O sal também serviu, durante um período, como elemento de troca. Do sal surgiu a palavra salário, conhecida e utilizada atualmente.

A Moeda

Moeda denário.Na China, em1112 a.C. apareceram as moedas de bronze em variados formatos como peixe, chave, faca, etc. Nelas eram gravados o seu valor e o nome de quem as emitiu. Ainda na China e noutro período, a moeda era um pequeno lingote com o sinete imperial. Surgiram mais tarde as moedas redondas com furo quadrado meio. O papel-moeda chinês é datado de 89 a.C. A maneira de sua impressão ficou guardada em segredo durante séculos. Na Grécia, as primeiras moedas eram cunhadas com imagens de animais, plantas e objetos, bem como, mais tarde, com figuras mitológicas.

Na cidade de Atenas, por volta de 525 a.C, foi criada a talvez mais fascinante moeda da Antiguidade com o valor de quatro dracmas e tetradacma.

Roma, por volta de 335 a.C. apresentou a sua moeda de bronze, “as” ou “asse”, de forma redonda, com o valor e dados oficiais estampados. Mais tarde, com todo seu poder, confeccionou moedas de prata, o famoso “denário”.

 

3 votos



Adeni
15/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Isabel - 28/03/2013

    Muito bom , super interessante ! :)