Antítese e Paradoxo exemplos

Antítese e Paradoxo? As duas figuras de linguagem diferem-se por alguns detalhes, observados por uma análise mais pontual.

Homem lendo um livroNo universo literário, existem vários recursos  usados pelos autores para enriquecer ainda mais a linguagem e o estilo das obras. Esses recursos, chamados de figuras de linguagem ou de estilo, fazem que o texto consiga atingir um ou vários resultados de interpretação em seus leitores. Os recursos como se fala, ou sintáticos – seguindo regras gramaticais. A antítese e o paradoxo são tipos comuns de figuras e causam muita dúvida no momento de análise estrutural e interpretação.

Antítese

ProfessoraA palavra deriva do latim antíthesis que quer dizer “contra afirmação”. A antítese é uma espécie de figura de pensamento que apresenta ideias contrárias. Essa oposição pode ser feita a partir de palavras ou orações.

                       

Exemplos

“Viverei para sempre ou morrerei tentando” (Spider Robinson). – Neste caso, a antítese se origina das palavras viverei / morrerei.

“Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio”. (Renato Russo). – Idéias opostas entre as palavras cheio / vazio e quente / frio.

Não haveria luz se não/ Fosse a escuridão (Lulu Santos e Nelson Motta) – Ideias contrárias a partir da dualidade das palavras luz/escuridão.

Paradoxo

Derivada da palavra latina paradoxum, o paradoxo também é uma figura de pensamento que explora afirmações de aparência inconciliável. São fatos declarados e contráditórios entre si que representam um contra-senso.

Exemplos

“Amor é fogo que arde sem se ver – Camões caracteriza o amor sendo o fogo, que arde, mas não podemos ver, ou até mesmo sentir.

É ferida que dói, e não se sente – de acordo com o poeta, o amor é sim uma ferida que dói, mas que ele não sente, desta maneira ocorre o paradoxo, pois como pode uma ferida doer e não a sentirmos?

É dor que desatina sem doer”. (Camões) – o coração dói e faz perder a razão, porém ocorre a contradição, quando se diz: sem doer.

Também são figuras de pensamento as figuras conhecidas como apóstrofe, paradoxo, eufemismo, gradação, hipérbole, ironia, prosopopeia e perífrase.

Assuntos Relacionados

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostaria de saber mais sobre paradoxo?

    Taty_silva2006
    31/07/12 às 7:18