Aparelho auditivo gratuito pelo SUS

O problema na audição pode ser congênito ou adquirido e se esse for o seu caso, procure o SUS e ganhe gratuitamente o aparelho.

idoso com aparelho auricularA chegada da terceira idade pode ser um dos momentos mais prazerosos de nossas vidas. E o aumento da expectativa de vida em países de todo o mundo é prova de que a sociedade busca formas de envelhecer com mais qualidade de vida e tranquilidade. Entretanto, com a chegada dos anos, é comum aparecerem alguns problemas, como o problemas de audição, que aparece por conta da diminuição das percepções e sinapses dos nervos cranianos.

Para resolver o problema e também para atender a pessoas que nascem com esse tipo de problema, o SUS (Sistema Único de Saúde) está fornecendo os aparelhos para deficiência auditiva de maneira gratuita com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Mas, para conseguir o aparelho gratuitamente é preciso que o indivíduo preencha alguns requisitos básicos. Confira como adquirir o aparelho auditivo pelo SUS:

                       

Quem tem direito?

Mulher falando alto no ouvido do idosoApenas a minoria da população sabe que tem o direito ao aparelho auditivo fornecido pelo Ministério da Saúde. O direito é voltado para todos os portadores de necessidade auditiva adquirida ou genética que não possuem condições financeiras para bancar um aparelho auditivo. Esta lei está descrita na Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva desde o ano de 2004. Além do aparelho auditivo, o SUS inclui ainda exames clínicos básicos e complexos.

Como é feita a aquisição do aparelho

Aparelho auditivoO primeiro passo para conseguir a aquisição do aparelho é ir até a uma Unidade Básica de Saúde, conhecidas como UBS e marcar uma consulta com um clínico geral. Após ser detectada a deficiência, o paciente recebe um encaminhamento para uma unidade de serviço público credenciado ao programa. Depois disso o paciente passa por exames complexos, formando um laudo com toda a documentação do paciente que comprove a deficiência para que seja feito o pedido do aparelho.

Há dois tipos de aparelhos voltados para a deficiência auditiva chamados de retroauriculares e intracanais, que têm o objetivo de melhorar o desempenho de audição do canal auditivo.

Para saber mais sobre o tema assista ao vídeo do Youtube:

https://youtube.com/devicesupport

7 votes



Thaís
27/03/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook