Aparelho ortodôntico estético

Quer alinhar os dentes e a mordida, mas não quer parecer um adolescente com o aparelho? Aqui, alguns dos tipos disponíveis.

sorriso aparelhoDesde sempre a vaidade nos leva a querer ficar mais bonitos e atraentes. Por isso, um belo sorriso é essencial, não é mesmo? Entretanto, se você ainda não tem um sorriso retinho, está na hora de procurar um cirurgião dentista e colocar o aparelho ortodôntico.

“Mas já sou adulto e vou ficar parecendo um adolescente com aquele aparelho de metal nos dentes”. Não necessariamente, caro leitor. Atualmente há várias opções de aparelhos, como os de porcelana, de policarbonato e de safira, que são extremamente discretos.

                       

Porcelana

Aparelho de porcelanaOs aparelhos ortodônticos feitos em porcelana são bastante discretos e eficientes, porém o “slot”, sulco onde se encaixa o arco (comumente chamado de “fio”), por ser do mesmo material, oferece um nível de atrito com o arco que é relativamente alto, minimizando sua eficácia.

Para que o tratamento seja mais eficiente, o slot deve ser metálico, pois este minimiza o atrito do bracket com o arco, aumentando assim sua eficácia aliando a discrição da porcelana com a confiabilidade da liga metálica. Não amarela ou se desgasta, porém é um tanto quanto opaco, com baixo grau de translucidez.

Safira

Aparelho de safiraOs aparelhos de safira, apesar de terem um custo um pouco mais elevado, são extremamente resistentes, não oferecem atrito entre o bracket e o arco, não amarelam ou se desgastam, e são bastante translúcidos, aumentando assim o seu grau de transparência e discrição. “E o arco, vai continuar aparecendo, por ser de metal, não vai?”. Há um fio metálico que recebe um tipo de pintura branca, que ajuda a disfarçar o aparelho.

Policarbonato

PolicarbonatoApesar de serem bem mais baratos que os de safira e os de porcelana, e possuírem uma alta relação custo-benefício, os aparelhos ortodônticos feitos de policarbonato tendem a se desgastar ou descolar com mais facilidade. O atrito também é bastante elevado, o que diminui significativamente a eficácia do tratamento.

Por serem de uma liga plástica, dependendo dos hábitos do paciente, como o tabagismo, e dos alimentos com muito corante, podem ficar amarelados com o passar do tempo.

Saiba mais sobre o aparelho dentário fixo assistindo este vídeo do Portal ZUN:

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
15/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook