Aposentadoria por tempo de serviço e idade

A aposentadoria gera renda para milhões de brasileiros. Mostramos quais são os requisitos para se aposentar por tempo de serviço ou idade.

Cronômetro e senhor de idadeNo Brasil, quando o assunto é aposentadoria, todos nós sabemos que as pessoas idosas sofrem com vários problemas para realizar tais procedimentos e receber informações. Para requerer a aposentadoria integral por tempo de contribuição, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de trabalho e a mulher 30 anos. Já para a aposentadoria proporcional, o trabalhador deve combinar dois requisitos que é a idade mínima e o tempo de contribuição.

Tempo de serviço e idade

AposentadoriaOs homens podem requerer a aposentadoria com 53 anos de idade e 30 anos de trabalho, já as mulheres tem o direito aos 48 anos de idade e 25 anos de trabalho.

                       

A aposentadoria é um momento na vida das pessoas de muitas mudanças em vários aspectos como sociais, emocionais e psicológicos, podendo trazer aspectos negativos e positivos. Mas, tudo isso, varia de pessoa para pessoa.

Consequências

A aposentadoria gera vários sentimentos, medo do tédio, da instabilidade financeira, conflitos internos, mas para outros é um alívio, afinal chegou o momento de não se preocupar mais com o serviço e aproveitar a vida com toda a família, amigos, netos, filhos e etc.

Estar aposentado não significa que você será alguém inútil, pois a pessoa não precisa continuar inativa e por um ponto final no ciclo da vida profissional, pois se deve encarar esse momento como um novo início do ciclo da vida, que pode ser repleto de oportunidades.

Procedimento

AposentadoriaQuando for pedir a liberação da sua aposentadoria, é necessário ter em mãos os documentos como CPF, RG e certidão de nascimento ou casamento, os quais são obrigatórios, além de levar os documentos que comprovam o tempo de trabalho, carteira de trabalho e comprovantes de contribuição da Previdência Social.

Para requerer a aposentadoria é necessário agendar o dia e o horário através do número 135, pois o agendamento não é feito pelas agências, ou fazer o agendamento através do site da Previdência Social e clicar no link “Agendamento Eletrônico de Atendimento”.

É importante manter a mente e a saúde em dia para que se possa explorar todas as possibilidades que esta nova fase da vida traz, formando uma autoconfiança e melhorando a autoestima, pois são essenciais para manter o bem estar em qualquer fase da vida e para aproveitar a aposentadoria é necessário que seja feitas as adaptações necessárias.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
14/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostaria de sabe se a isalubridade conta na hora da contagem de anos trabalhados.

    conceição maria moreira
    14/03/13 às 9:41
  2. gostaria de saber se com 48 de idade e 30 anos de contribuição eu recebo a minha aposentadoria integral.

    maria elza de oliveira martins
    06/02/13 às 10:03
  3. gostaria de saber o meu esposo falta apenas um ano e sete meses pra ele se aposentar por tempo de servi;o ai a empresa demitiu ele, a empresa poderia fazer isso ou nao

    albilene
    08/03/12 às 15:09