Apple história da empresa

Aqui, um pouco da história de uma das maiores e mais bem sucedidas empresas da história da computação moderna: a gigante da "maçã, a Apple.

Logotipos AppleSabe aquela empresa da maçãzinha? É, aquela mordida. Então, sabe como ela começou? O ano era 1976. A tecnologia avançava com uma velocidade impressionante para a época, e dois jovens estudantes, Steve Jobs e Steve Wozniak, criavam uma empresa chamada Apple (maçã, em inglês), com o lançamento do computador Apple I, e logo depois o Apple II.

O início

Fabricado na garagem de Jobs, o Apple I consistia em uma caixa de madeira com uma placa de circuitos em seu interior, e com um teclado semelhante aos das máquinas de escrever. Embora não tenha sido um sucesso nas vendas, o Apple I abriu caminho para que, mais de 30 anos depois de seu lançamento, os computadores pessoais (PCs, na sigla em inglês) fizessem parte do cotidiano de todos nós.

                       

Apple II

Apple IIQuando o Apple II foi lançado, Jobs afirmou que havia “tomado emprestada” a ideia da Xerox, um mouse e um sistema gráfico. Segundo ele, a empresa tinha uma ótima ideia, mas não sabia como utilizá-la da maneira correta. Alguns anos depois, foi lançado o Lisa, em homenagem à sua filha. Neste momento, o computador era muito parecido com os que temos hoje. Inicia-se então o Projeto Macintosh.

Hiato

Em 1985, a empresa começou a entrar em decadência, Steve Wozniak voltou para a faculdade (que não havia concluído), e os fãs do computador da maçã começaram a ficar desapontados com os produtos, pois a Apple estava lançando computadores com padrões antiquados para a época. Somente em 1991 a empresa “acorda” e lança o primeiro PowerBook, um computador portátil de grande sucesso.

Volta por cima

Wozniak e Jobs.Apesar de ter se reerguido, a empresa de Jobs continuava em crise. Em 1996, Jobs volta à Apple (ele havia se demitido em 1985 e criado a empresa NeXT, mais tarde comprada pela Apple) e decide cortar a linha de computadores da empresa pela metade, o que rendeu ótimos resultados. Em 1998 é lançado o PowerBook G3, com tecnologia de ponta e design inovador, que conquistou principalmente os jovens, tanto pela beleza quanto pela ausência de cabos e conectores, uma vez que os componentes são integrados ao monitor.

Popularização

Desde então, a Apple popularizou-se e lançou vários outros produtos, como o iPod, iPhone, iPad e serviços como QuickTime, iTunes e o mais recente deles, o iCloud. O logotipo da empresa faz uma alusão à maçã de Isaac Newton, e a mordida nela, significa o conhecimento adquirido por ele ao formular a teoria da gravidade. Outras fontes apontam para o criacionismo, onde a maçã representa o fruto da árvore do bem e do mal, e a mordida, da mesma forma como na especulação anterior, significa o conhecimento adquirido por Adão e Eva ao comerem de tal fruto.

Nenhum voto, seja o primeiro


Amoedo
21/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook