As melhores músicas de todos os tempos nacionais

De Pixinguinha a Chico Buarque, algumas músicas brasileiras consideradas como as melhores composições de todos os tempos.

Bandeira do Brasil com notas musicaisClaro que elaborar uma lista de melhores músicas é uma tarefa um tanto quanto árdua, pois os gostos são diversos, principalmente quando o assunto é música.
Porém, existem muitas que acabam deixando marcas e jamais serão esquecidas, seja por suas letras, sua musicalidade, pela lembrança de um tempo ou quaisquer outros motivos, permanecem entre as pessoas do seu tempo e até conquistam mesmo os mais jovens.

De acordo a Rolling Stone, revista especializada em músicas, selecionamos algumas das melhores nacionais de todos os tempos, confira:

                       

Construção – Chico Buarque, 1971

Chico Buarque com violãoMúsica composta por Chico em um dos momentos mais duros do regime militar no Brasil, em que imperava a censura e perseguições políticas corriam o país. Uma canção emblemática que fala sobre a relação vergonhosa entre o capital e o trabalho, narrando o último dia de um operário numa construção.

Carinhoso – Pixinguinha, 1916/1917

Pixinguinha compôs a música e, posteriormente João de Barro fez a letra dessa belíssima obra. O cantor Orlando Silva gravou a música com enorme sucesso. Mais de cinquenta anos após, retornou com grande sucesso quando foi tema da novela Carinhoso, da TV Globo. Estrelada por Elis Regina e Claudio Marzo.

Asa Branca – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1947

Humberto Teixeira e Luiz GonzagaA música é uma canção de choro regional, mais conhecida como baião, que fala da forte seca no nordeste no Brasil, que obriga até mesmo a ave asa-branca – uma espécie de pombo, a migrar de lá para outros pontos, como conta que alguém é obrigado a se mudar, mas na promessa de um dia retornar à sua amada.

Aquarela do Brasil – Ari Barroso, 1939

Talvez a mais popular canção brasileira de todos os tempos. Gravada por dezenas de cantores e orquestras tanto do Brasil como do mundo, bem como, serviu de tema para muitos filmes e programas de televisão. Embora tenha demorado a conquistar o público, o sucesso só veio depois de sua inclusão num filme da Disney, ganhando reconhecimento nacional e internacional. Foi a primeira música brasileira executada mais de um milhão de vezes nas rádios dos Estados Unidos.

As Rosas Não Falam – Cartola, 1976

Zica e CartolaAs Rosas Não Falam, uma das mais lindas canções brasileiras, ou talvez ainda, a mais romântica poesia composta por Cartola em 1976, que a cantora Beth Carvalho incluiu no seu álbum, nesse mesmo ano. Homem simples que morava em favela, é tido por críticos e músicos brasileiros o melhor sambista do país. Diz a lenda que a frase “as rosas não falam” foi devida a uma conversa com Dona Zica, sua esposa, em comentário sobre as rosas plantadas no jardim da casa.

Trem das Onze – Adoniran Barbosa, 1965

O grande sucesso da música veio com os Demônios da Garoa. Fala sobre o bairro Jaçanã, que fica na zona norte de São Paulo. Recebeu o prêmio por ser a música mais cantada do carnaval de 1965 do Rio de Janeiro. No segmento musical, foi escolhida, em concurso da Rede Globo, como a música que “mais simboliza a cidade de São Paulo”.

São obras que ficarão gravadas permanentemente no tempo e na lembrança das pessoas apreciadoras de boas músicas.

Conheça mais sobre as melhores músicas

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
25/06/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook