As vacinas de cachorro

As vacinas de cachorro

Confira a importância das vacinas para os cachorros e saiba quais são elas e suas respectivas funções para a saúde canina.

Cachorro tomando vacina

Todo cãozinho que é adotado ou comprado se torna membro da família e, assim como todos os cuidados necessários de uma pessoa amada, o cachorro precisa ser vacinado para ter uma melhor qualidade de vida. Todas as vacinas do cachorro devem ser dosadas por um especialista veterinário, é importante adquirir a caderneta de vacinação para ter o controle dos dias das vacinas. Os cachorros de raça, em especial, são mais propensos a determinadas doenças e devem ser vacinados logo nos primeiros dias de vida.

Quando adotado um cachorro já adulto e não se sabe ao certo de sua vacinação o ideal é vaciná-lo após 21 dias depois do convívio. A vacina antirrábica é uma das mais importantes para a saúde dos cães e de seus donos e não devem ser deixadas de lado, pois previne uma das doenças mais perigosas em cachorros. Além da vacina antirrábica existem várias outras e os donos tanto de cachorros e gatos devem ficar atentos com a saúde de seus companheiros.

Mais sobre as vacinas de cachorro

Importância das vacinas de cachorro

Labrador pretoAs vacinas aplicadas nos cães tem muita importância para a saúde dos pequenos companheiros, algumas vacinas além de ser preventivas aos cães também previne doença no homem. As doenças que podem ser transmitida para o homem conhecidas como Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas através bactérias, fungos, vírus e protozoários e entre as doenças infecciosas mais comuns estão Toxoplasmose, Leptospirose, Raiva, Histoplasmose entre outras muito perigosas que podem levar tanto o homem quanto o animal a morte.

Evitando essas terríveis doenças através das vacinas adequadas e em períodos corretos, os donos previnem momentos tristes e dolorosos e aumentam muito mais o vigor e saúde de seu cachorro favorecendo para que ele viva mais e melhor.

Principais vacinas de cachorro

Mulher segurando cão para tomar vacinaEm todas as fases do cachorro é importante que haja a vacinação correta, repetir as doses pelo menos uma vez ao ano pode ajudar na prevenção de doenças para os cachorros e seus donos. Ao adquirir um cãozinho é importante estar atento ao calendário de vacinação que pode ser obtido em uma clínica veterinária logo após a primeira consulta do cachorro.

Entre as vacinas essenciais estão a antirrábica e múltipla, as vacinas opcionais estão a glárdia, parainfluenza típica para tosse de cachorros. Ao adquirir a carteira de vacinação do cachorro ela deve ficar bem guardada e segura, pois lá constará o histórico importante da vacinação.

As vacinas periódicas são importantes, nos primeiros quarenta e cinco dias de vida do cachorro as vacinas a serem aplicadas são a 1ª dose da múltipla e as vacinas contra tosse e resfriados, após setenta e cinco dias de vida é aplicada a segunda dose da múltipla ao cento e vinte dias de vida aplicada então a terceira dose da múltipla e antirrábica. Essas vacinas também chamadas por (V8 ou V10) são obrigatórias e de extrema importância para os cães. Após o primeiro ano de vida o cachorro obterá suas vacinas anualmente e deve ser acompanhado sempre que necessário por um veterinário.

É importante dar todo o carinho que o cachorro necessita e esse carinho inclui responsabilidade como as vacinas adequadas em períodos certos.

Confira um pouco mais sobre a importância da vacinação de cães e gatos.

Saiba mais sobre vacinas e doenças de cachorro

01/11/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook