Aspectos culturais do Brasil

Com influência de muitos povos diferentes, a cultura brasileira é bem diversa. Conheça os aspectos culturais do Brasil do passado e atual.

Aspectos culturais do BrasilCom 8.515.767 km², divididos em cinco regiões brasileiras que são Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, o Brasil ocupa a quarta posição de país com maior extensão territorial do mundo, quilômetros estes que favorecem a heterogeneidade dos povos e da cultura, sem falar do fato de que cada estado possui suas características geográficas como clima, vegetação, relevo e fauna que também são favoráveis aos aspectos culturais de cada região brasileira.

Mas, além disso, o Brasil sofreu grande influência de diferentes países e etnias desde sua colonização, o que fez com que a cultura se diferenciasse em cada região brasileira, formando então uma cultura brasileira totalmente heterogênea de diferentes vertentes que juntas formam os aspectos culturais do Brasil.

                       

E, além dos diferentes povos, o Brasil recebeu e ainda recebe influência dos períodos passados, entre eles, o período colonial e o ditatorial, sem falar no período atual, os quais contribuem para a formação dos aspectos culturais do país, confiram:

Aspectos culturais do Brasil colonial

Aspectos culturais do Brasil colonialOs aspectos culturais do Brasil começou sua formação no período colonial, caracterizado pelo povoamento e colonização do país, ocasionando então uma fusão entre as culturas dos indígenas que aqui viviam e dos portugueses e também dos escravos africanos, cada qual com seus costumes, hábitos, arte e cultura que influenciaram e muito a formação da cultura brasileira.

Entre os aspectos culturais de maior evidência no período colonial está a herança dos portugueses que foi a língua portuguesa, falada por todos os habitantes do país, o catolicismo e o calendário religioso que é a praticado e seguido pela maioria dos brasileiros, as festas como o carnaval, festa junina, cavalhadas e bumba meu boi, as cantigas de roda e o folclore e os personagens brasileiros.

Outros povos de grande influência foram os indígenas que influenciaram na culinária e nos costumes do povo brasileiro, os africanos com grande influência na religião, na culinária, na dança e na música e outros povos, entre eles, os espanhóis, alemães, italianos, árabes e japoneses.

Aspectos culturais do Brasil ditatorial

Aspectos culturais do Brasil ditatorialO período militar ou ditatorial foi marcado por um regime autoritário que durou de 1964 a 1985 e foi implantando no Brasil pelo Golpe de 1964, quando os militares do Brasil tiraram o então atual presidente do governo e iniciaram uma revolta militar que posteriormente levou a Proclamação da República.

Mas, mesmo com um período totalmente autoritário, a cultura brasileira não deixou de existir e o período acabou por influenciar os aspectos culturais do Brasil a partir da arte que era usada como instrumento de denúncia da situação do país.

Os aspectos culturais da ditadura foram à criação dos festivais de música, entre eles, os cantores e compositores Chico Buarque e Elis Regina e no cinema vários cineastas retratavam um povo sem direitos.

Aspectos culturais do Brasil atual

Aspectos culturais do Brasil atualDesde seu descobrimento e até os dias atuais o Brasil sofre com influência dos povos antigos, e desde esta época os aspectos culturais brasileiros sofreram poucas modificações, pois o Brasil ainda apresenta uma cultura passada de geração em geração, cultivando e preservando os costumes, hábitos e, em especial, a cultura.

Mesmo com a modernização, os aspectos culturais do Brasil formados no passado são presentes na atualidade.

Assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube e conheça os principais ritmos brasileiros e suas origens.

Veja mais sobre a Cultura do Brasil

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
07/01/14


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Muito bom gostei!

    Adriana de araujo silva
    08/01/14 às 9:06