Atividades extracurriculares educação infantil

As atividades extracurriculares podem ser grandes aliadas na formação de uma criança. Desde que respeitem seus limites e escolhas.


Crianças brincandoOs pais deverão concordar que preencher o tempo da criançada não é uma tarefa fácil, a energia e a vontade de saber o tempo todo é realmente algo impressionante. Diante disso matricular as crianças em atividades extracurriculares tornam-se um ponto de partida para que elas extravasem sua energia e desenvolvam grandes habilidades. É comum pensarmos que estas atividades podem ser de algum modo prejudicial as crianças deixando sobrecarregados com tantos compromissos. Mas de acordo com especialistas no assunto, com moderação é bom, sensos da parte dos pais estas atividade são importantes para o desenvolvimento e trazem benefícios para corpo e mente.
Garoto cansado

Limites

Acima do interesse dos pais de só preencherem o tempo vago das crianças, é fundamental que elas sejam ouvidas e que os pais respeitem o seu desejo. Observar a satisfação nas aulas frequentadas e a afinidade com que ela está praticando. Muito importante também não sobrecarregar o tempo das crianças, levando sempre em consideração a idade e a vontade dos pequenos.

         

Escolhendo as atividades extracurriculares

Crianças em aula de baléAs línguas estrangeiras, por exemplo, despertam o interesse da criança por literatura e cultura estrangeiras, os novos conhecimentos são adicionados facilmente à vida dos baixinhos, além de melhorar o desenvolvimento linguístico. Mas é recomendado que línguas estrangeiras sejam introduzidas em crianças que já estão alfabetizadas, para que não haja confusão na língua portuguesa com as novas apresentadas.

Já o esporte garante muitos benefícios à saúde e estimula o autocontrole, permitindo que ela conviva melhor com as alegrias e decepções. Atividades envolvendo arte trazem ao mundo dos pequenos autoconhecimento e libertação. E todas enriquecem muito o convívio social.

Hoje em dia várias escolas oferecem atividades fora do horário de aula. A maioria escolas particulares, que cobram taxas extras para as crianças permanecerem nas escolas. Mas visto os benefícios das atividades complementares, escolas públicas já começam a criar alternativas para oferecer outras atividades, principalmente na educação infantil. Isso garante futuramente a formação de jovens mais preparados para faculdades e mercado de trabalho.

Leia mais sobre atividades e educação

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página