Atletismo corridas e saltos principais regras

As principais regras para a realização das provas de salto e de corridas devem ser repeitadas para que tudo saia como foi programado.

Atleta em ponto de partidaO atletismo é um conjunto de provas que reúne saltos,corridas e lançamentos. Essas provas existem há muito mais tempo do que imaginamos, desde a Grécia Antiga em que eram realizadas provas olímpicas e o atletismo passou a ser importante para o esporte.

Atualmente as provas são realizadas em estádios especializados e as pessoas pagam ingressos para assistir, nos estádios existem demarcações especiais para a realização de cada prova, assim como equipamentos para provas específicas como o salto com varas.

                       

Algumas delas, como as maratonas, podem ocorrer nas ruas com a presença do público bem próxima aos competidores e, por isso é necessário que os atletas tenham a segurança de muitos policiais para os ajudarem contra invasões.

Todas as modalidades têm suas regras determinadas para que possam ocorrer com tranquilidade, se não forem seguidas pelos atletas ou por suas comissões técnicas, podem ser desclassificados ou perder os prêmios que ganharam em determinadas corridas.

Regras do atletismo: corrida

Atletas em competição de corrida

Os principais requisitos para que essa prova possa acontecer é a presença de um diretor médico, postos de água para os atletas, um convênio por parte da direção com um hospital para caso de urgência, garantias de exames contra doping, um medidor internacional e também a premiação para os atletas.

Dentre algumas regras específicas da modalidade corrida do atletismo está que em todas as corridas, até mesmo a prova dos 400 metros, cada atleta deve ter uma raia separada, com largura máxima de 1,22m, contando as linhas das raias, que são marcadas por linhas brancas de 5cm de largura.

Regras do atletismo: salto

Atleta em salto

Os saltos à distância contam com a velocidade dos atletas, cada um deles tem o direito de seis tentativas para conseguir a melhor marca, a tentativa só é válida quando o atleta salta antes da linha que limita a área de corrida e a caixa de areia, se o atleta der um último toque antes de saltar após a linha que limita o salto também será invalidado, o atleta que conseguir a melhor marca vencerá a disputa.

Regras do atletismo: arremessos e lançamentos

Atleta em arremesso de disco

Dentro da modalidade de arremesso e lançamento há mais quatro incluídas: o arremesso de peso, o lançamento de dardo, de marte e de disco. E a regra de todas elas para o campeão é o qual conseguir uma distância maior ao arremessar o objeto.

No entanto para cada uma das modalidades há suas regras específicas, no lançamento de dardo, por exemplo, a prova só terá validade se a ponta da cabeça metálica do dardo tocar o solo antes que outra parte qualquer.

Bem, essas são algumas das inúmeras regras do atletismo, pois é uma das modalidades esportivas mais conhecidas no mundo, já que tem sido foco de cada vez mais pessoas que tem como objetivo manter a saúde em dia e bem estar.

https://youtube.com/devicesupport

Mais assuntos relacionados a atletismo

3 votes



Andre
09/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook