Aula de natação para cães

Os exercícios aquáticos para cães estão cada vez mais em alta. Além de saudável, a natação é uma brincadeira e tanto para os animais.

Golden Retriever em piscina

O setor pet vem crescendo em grande escala nos últimos anos. Os animais estão ganhando cada vez mais espaço no mundo dos humanos, é tudo desenvolvido para cães, mas com um estilo especial, são roupas, alimentos e atividades que se assemelham com o mundo dos humanos, assim os donos sentem os animas mais próximos, mais parte da família.

E quem disse que os cachorros não podem fazer atividade física? Entre as atividades que estão sendo direcionadas aos animaizinhos, está a natação para cães, que além de relaxar, ainda faz muito para a saúde dos caninos. A natação para cães é uma novidade que vem fazendo sucesso entre os apaixonados pelo bem estar dos animaizinhos, as aulas ajudam a emagrecer e melhoram o condicionamento físico.

Fundamentos da natação para cães

As aulas de natação para cães são indicadas principalmente no calor, pois no frio o pelo pode demorar para secar e, assim o cachorro pode ter um choque térmico quando sair no ar frio. Na piscina os cães aprendem diferentes atividades, todas voltadas para o exercício do corpo.

Cão em aula de natação

Os cães nadam até pegar o brinquedo e trazem de volta para o dono ou para a professora, aprendem a bater as patinhas debaixo d'água, pois não são todos que nascem sabendo, por mais irreal que pareça, aprendem a mergulhar e muito mais. As aulas costumam demorar em média uma hora ou menos, nesse tempo, a diversão é garantida para cão e dono.

A natação é usada para uma melhora da saúde em geral, seja para perda de peso, melhora nas articulações, lesões ou mesmo para um maior condicionamento físico.

A introdução na água é feita aos poucos, nas primeiras aulas o cão fica apenas alguns minutos na piscina, esse tempo vai aumentando com o passar do tempo. É importante que um veterinário esteja sempre acompanhando de perto, além de um profissional na atividade e o dono do animal, já que a presença dos donos passa mais segurança aos cães.

Benefícios da natação para cães

A natação traz inúmeros benefícios para os cães. É uma atividade de baixo impacto, não lesionando articulações, por isso é indicada para todas as idades caninas, exceto para animais muito debilitados. É excelente para o tratamento de lesões, funciona como uma fisioterapia, usada na recuperação de pequenas cirurgias.

Professora e cão em aula de natação

Mais sobre Aula de natação para cães

Atualmente os cães acabam ficando obesos pelo descontrole dos próprios donos e os exercícios na água são indicados também para cães que precisam perder peso, o que é muito comum nos dias de hoje. A natação ajuda a perder caloria e enrijece a massa muscular. O cão sai do sedentarismo para uma vida mais saudável.

Além disso, as aulas aumentam a  resistência física, melhoram a postura e a parte respiratória dos cães, a parte cardiovascular também é beneficiada. Diante de tantos pontos positivos, fica difícil não levar o animalzinho para experimentar uma aula como essa. Indicadíssima para o verão, a aula de natação para cães é um sucesso. Além de melhorar a saúde do cachorro, é uma ótima opção para refrescar nos dias quentes.

Melhores cães para natação

Labrador em piscina

Algumas raças se adaptam melhor à água, pois já está na parte genética. Os melhores cães para natação são o labrador, golden retriever e o setter inglês, mas todas as raças podem se beneficiar da natação. Independente do porte, o cachorro pode aprender a nadar, a maioria deles aprende quase que imediatamente, já no primeiro contato com a piscina, mas é preciso cuidado, pois alguns apresentam um pouco de dificuldade.

As aulas de natação para cães podem ser encontradas em diversas cidades brasileiras, normalmente são ministradas em clínicas ou clubes específicos. Os valores também variam dependendo do cão, da quantidade de aulas e do local. Vale a pena conferir!

Separamos uma matéria muito interessante do programa Mais Você, sobre a aula de natação para cães, vale a pena conferir:



Mais informações por email.

Comentar sobre Aula de natação para cães

Destaque

Tipos de doenças vasculares

Tipos de doenças vasculares