Azeite de oliva propriedades medicinais

O saboroso azeite de oliva é um óleo monoinsaturado rico em HDL, conhecido como colesterol bom, com muitas propriedades medicinais.


Azeite de oliva

O azeite de oliva é um derivado das azeitonas, que durante o processo de industrialização passam por todo um processo de moagem, prensagem e centrifugação, em que se separa o sólido do líquido, dando origem a um azeite de oliva com baixa acidez, não fermentado e de alta qualidade gastronômica.

         

O azeite de oliva extra virgem deve fazer parte de um cardápio balanceado e saudável, pois suas propriedades nutricionais e medicinais são essenciais para a saúde. Confira um pouco mais sobre o poder medicinal e nutricional do azeite de oliva:

Propriedades medicinais do azeite de oliva

Azeite e azeitonasO azeite é uma gordura vegetal monoinsaturada extraída das azeitonas, rica em HDL (colesterol bom) e que ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim), atuando na proteção contra doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias e veias. Além disso, o óleo rico em vitamina E que protege contra o câncer e em vitaminas lipossolúveis A, D, E e K com funções antioxidantes.

O azeite de oliva ainda facilita no processo de digestão, ajuda a acelerar as funções metabólicas, ajuda na melhora do funcionamento do estômago e pâncreas, favorece a absorção de cálcio que estimula o crescimento dos ossos e tonifica a pele por conta de seus efeitos antioxidantes.

O uso do azeite na estética

Além de ser muito utilizado na alimentação é aplicado em produtos cosméticos, pois apresentai muitos benefícios para a pele, unhas e cabelos pelo fato de possuir vitaminas lipossolúveis com ação antioxidante, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, além de facilitar a regeneração e proteção da pele. Entre os principais benefícios gerados pelo uso do azeite de oliva estão na estáteica estão a diminuição das rugas, o equilíbrio da oleosidade da pele, a melhora da elasticidade, purificação e hidratação da pele e brilho aos cabelos.

Classificação do azeite de oliva

Azeite de oliva no frascoTodos os azeites feitos à base de oliva são fabricados da mesma maneira, entretanto, o que diferencia um azeite do outro é a quantidade de ácido presente no mesmo, por isso, o azeite recebe três classificações: Extra Virgem com acidez de até 0,8%; Virgem com acidez até 2% e o Virgem Comum com acidez de até 3,3%. O ideal são os azeites com até 1% de acidez.

Como usar o azeite de oliva

Os azeites são usados principalmente em preparações já prontas que não necessitam de aquecimento ou que já foram aquecidas para não perder suas características nutricionais. Entretanto, o azeite de oliva é um óleo vegetal que suporta temperaturas altas sem se oxidar, preservando as características organolépticas e químicas sem alterações no sabor do alimento.

A dose diária recomendada do azeite de oliva é de 15 a 20 gramas, ou seja, uma colher de azeite por dia. Além disso, é indicado diminuir a ingestão de gorduras saturadas e aumentar a ingestão de fibras que ajudam a diminuir o colesterol ruim do sangue.

Leia mais sobre o azeite de oliva

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página