Bactérias Gram positivas e Gram negativas

As bactérias são classificadas de acordo com a parede celular e é pela coloração de Gram que avaliamos a resistência a antibióticos.


bactériasAs bactérias são seres microscópicos que se reproduzem de maneira assexuada para produzir descendentes geneticamente iguais, aumentando a população de bactérias de maneira rápida. Em outros tipos de bactérias, essa reprodução é mais lenta e ocorre de forma sexuada, a partir da troca de material genético com a finalidade de produzir descendentes com uma enorme variabilidade genética.

As bactérias, conhecidas na biologia como eucariontes unicelulares, se diferenciam pela sua parede celular, que realiza a proteção da célula, tornando a bactéria extremamente resistente ou sensível a antibióticos, sendo por isso classificadas como bactérias Gram positivas ou bactérias Gram negativas:

         

Coloração de Gram

É o nome dado ao estudo das bactérias através do uso de corantes que permitem distinguir os mais variados tipos de bactérias, analisando qual a sua parede celular. Ó método foi desenvolvido por Hans Christian Joachim Gram.

Gram negativas

 Gram NegativoAs bactérias Gram negativas são aquelas que após a Coloração de Gram ganham uma tonalidade próxima ao vermelho ou rosa, sendo consideradas bactérias com a estrutura da parede celular complexa. Essas bactérias apresentam entre suas camadas uma membrana de lipopolissacarídeos, que impede a fixação do corante na camada de peptideoglicana. As principais são  Escherichia coli, Shigella, Salmonella e Pseudomonas.

Gram positivas

Gram PositivoSão bactérias com uma estrutura de parede celular bastante simples com somente uma camada de lipídeos associados aos polissacarídeos. Essas bactérias adquirem uma coloração mais intensa, como o roxo. As principais são Bacilos, Enterococcus, Actinobacteria e Estaphylococcus.

A Coloração de Gram é método que auxilia na identificação de quais antibióticos e tratamentos utilizar, visto que as bactérias Gram negativas são mais resistentes a determinados antibióticos e as Gram positivas são mais sensíveis a antibióticos, como o antibiótico penicilina.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. em que parte que habitam essas bactérias no ser humano?

    valdir gomes
    14/09/13 às 22:56
  2. mas como surgem essas bactérias num animal ?

    Murillo_sergio
    20/09/12 às 17:40

X
Curta a página