Ballet Clássico passos básicos

O ballet coleciona admiradores com sua leveza, elasticidade e concentração mostradas pelos bailarinos do decorrer da dança.

salto do balletDança que se originou nas cortes da época renascentista da Itália no século XV, o Ballet (ou Balé em português), ganhou forças para de desenvolver ainda mais em países como a Rússia, a Inglaterra e a França. Desde sua origem a dança é acompanhada pelos soares de música clássica. O ballet possui um vocabulário próprio e tem um nível de influência elevado em todo mundo. É uma dança que se exige muita técnica, concentração, elegância e disciplina para que seus passos sejam executados com perfeição.

Breve história

marie-camargo pinturaO ballet apesar de ter surgido na Itália teve seu maior desenvolvimento em cortes francesas no século XVII quando Luís XIV reinava e isto influenciou e muito no vocabulário desta dança. Jean-Georges Noverre é uma das referências francesas da dança e reformulou o modo pelo qual o ballet era conhecido, mas em 1830 a dança não fazia mais o mesmo sucesso. Próximo a Primeira Guerra Mundial, o gênero criou força com a Ballets Russes fundada por Serguei Diaguilev, que virou referência no mundo do ballet. Deste momento para frente o gênero foi ganhando forças e aprimorando seus talentos.

                       

Passos

execução de um fouettéSaiba os nomes de alguns passos básicos de ballet:

Coupé

Passo que transfere o peso do corpo de uma perna para a outra colocando um pé no chão enquanto o outro permanece levantado. Aproxima-se o pé esquerdo perto do outro para ser substituído.

Fouetté

O termo significa chicote em francês e é executado como um movimento seco das pernas ou por perna e corpo quando este executar um movimento virando para o lado contrário da perna.

Sissone

Salto no qual as duas pernas saem do chão no mesmo período e seu executor cai sobre somente uma, abaixando a outra perna logo depois do pouso.

No site Promenade você pode encontrar mais explicações sobre passos de ballet, além de saber mais sobre o vestuário apropriado para a dança e um glossário com os termos utilizados pelos profissionais. A Companhia de Dança de São Paulo tem ótimas produções do gênero.

Nenhum voto, seja o primeiro


Ariane
07/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. cloche ler (relojo no chao) fas aprimeira poisiçao de pes e um pe vai para frente e para tras en contando um no outro

    sara alves
    27/06/13 às 11:36
  2. ADOREI AS DESCRIÇÕES DE PASSOS DE BALLET. MINHA FILHA PRECISOU FAZER UMA PESQUISA A RESPEITO DO ASSUNTO E FOI DE GRANDE UTILIDADE, TEM UMA LINGUAGEM CLARA E PRECISA.

    ANGELA BONETTI ARAUJO
    13/04/13 às 18:56
  3. eu amo dançar ballet e acho meuito bom e divertido

    isabela maria graciano nunes da silva oliveira
    02/02/13 às 12:41