Bandeira do Brasil significado das cores

A bandeira de nosso país não serve apenas como referência para o restante do mundo, mas conta um pouco de sua história por suas cores.

Bandeira do Brasil tremulando.O estandarte de nosso país está na forma em que conhecemos desde 19 de novembro de 1889. Seu formato e design possuem um decreto-lei expedido naquela época e que foi pouco modificado desde então e de toda sua história esta é a segunda bandeira da república confeccionada e o terceiro estandarte oficial do país desde a época da independência.

Significado das cores

Pavilhão pessoal dos príncipes reais do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.Há muitas controvérsias sobre o significado de cada uma delas. Mas o que aprendemos desde a infância na escola é que a cor verde significa a beleza das matas de nosso país, o amarelo significa o ouro e as riquezas naturais encontrados no período do descobrimento do Brasil, o azul representa o céu límpido e o branco simboliza a paz. Porém há quem diga que a bandeira do Brasil que hoje reconhecemos como nossa é uma adaptação do pavilhão pessoal dos príncipes do chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

                       

As cores reais são o verde e o amarelo e foram inseridas em nossa bandeira numa espécie de homenagem à realeza. O azul simboliza o céu visto no dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, estado que abrigava a corte portuguesa. E a faixa branca não é vista como símbolo, mas somente como espaço para o lema “Ordem e Progresso”.

Tonalidade

Existe um número de tonalidade exato para a composição das cores da bandeira nas tabelas RGB, hexadecimal, Pantone e CMYK.

Curiosidades sobre a bandeira

O lema foi retirado da frase do político francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. As estrelas simbolizam os 26 estados mais o distrito federal e são distribuídas por constelações como, por exemplo, o cruzeiro do sul que representas os cinco principais estados da época: Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A estrela logo acima do lema simboliza o Pará que na época da proclamação era o estado mais ao norte do país.

Mesmo que você já tenha passado da época escolar esta é uma boa maneira de saber um pouco mais sobre a história de seu país.

Veja mais sobre os significado das cores da bandeira

7 votos



Ariane
01/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    mariana - 19/11/2012

    eu gosto de estudar as cores das bandeiras do brasil e muito legal gente voces estuda para passar beijos para voces

    Convidado - 11/09/2012

    que de maisssssssssssss

    vitoria helena da silva pereira - 16/04/2012

    parabens!!! pra quem ? vcs se perguntam !! é logico que é para a pessoa que postou este texto sobre as cores da bandeira do brasil !! eu mandei parabens para a pessoa que postou isso pois com este texto eu pude fazer o meu dever inteirinho !!!

    tauana - 22/03/2012

    um bentamanhas tirei boa parte do meu trabaio daqui!!!