Barriga inchada e dolorida o que pode ser?

O inchaço e dores na barriga é um problema que aparece por diversas causas e que com medidas simples é possível obter a reversão.

dores na barriga

O nosso corpo é uma máquina maravilhosa que trabalha dia e noite incansavelmente a fim de realizar desde funções básicas como a respiração, até funções mais complexas, como o desenvolvimento do raciocínio lógico. Porém, nem sempre o corpo está em dia e pode apresentar problemas ou sintomas de alguns problemas, devido a falta de nutrientes ou quaisquer outros fatores que possam atrapalhar o desempenho do nosso organismo.

                       

Uma coisa muito comum, porém muito incômodo é o inchado e dores na barriga, que pode aparecer por diversos motivos. Mais comum entre as mulheres, a barriga inchada também pode vir acompanhada de dores, que podem ser causados por diversos fatores, como a má alimentação, má digestão, retenção de líquidos, gases e em casos mais graves um problema conhecido como síndrome do intestino irritável. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Má digestão barriga inchada

A digestão ineficiente pode deixar a barriga inchada e dolorida e está diretamente relacionada com a alimentação desequilibrada e mastigação rápida dos alimentos ingeridos, o que causa um inchaço rápido e consequentemente um grande desconforto abdominal.

bebendo água

Para evitar a situação é preciso mastigar bem os alimentos, fazendo com que a digestão seja mais rápida, além de evitar a barriga inchada e dolorida ajuda também na perda de peso, já que o cérebro receberá uma mensagem de que o corpo foi bem alimentado.

Retenção de líquidos barriga inchada

Um dos outros fatores que pode deixar a barriga inchada e dolorida é a retenção de líquido, que geralmente está relacionada com a oscilação hormonal e uma alimentação rica em sódio. Em casos mais sérios se a retenção de líquido for muito forte é preciso realizar alguns exames, pois pode ser sinal de problemas renais, cardíacos e da tireoide. Para amenizar o problema e a região dolorida é indicado diminuir a ingestão de alimentos ricos em sódio, ingerir bastante água e praticar exercícios físicos, que auxiliam bastante na circulação.

Barriga inchada gases

Além da barriga inchada e dolorida, o que pode ocorrer também é a produção de gases, que pode ser causada pelo consumo de determinados alimentos e líquidos que provocam reações no organismo, inchando a barriga e causando dores.

formação dos gases

Para evitar a barriga inchada, dolorida e consequentemente a produção de gases, os cuidados devem ser voltados para a alimentação, a fim de evitar alimentos gordurosos, pois não são digeridos facilmente. As bebidas gaseificadas também produzem gases no organismo, o que pode ser uma grande causadora de inchaços.

Síndrome intestino irritável barriga inchada

A síndrome do intestino irritável pode ser causada por vários fatores como problema nos músculos do intestino ou uma sensibilidade maior aos movimentos. Quem sofre com este problema pode ter prisão de ventre ou diarreia logo após ingerir algum tipo de alimento, além de ficar com a barriga inchada, produzir gases e ter cólicas frequentes.

Assim como a maioria dos problemas que causam o inchaço na barriga e a deixa dolorida, a alimentação errada é a principal causa deles. Comer corretamente e em quantidades adequadas é essencial para um bom funcionamento do organismo.

Saiba mais sobre barriga inchada

Nenhum voto, seja o primeiro


Ana Maria
04/01/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Ola,Sou Shara de 11 anos.De vez em quando sinto forte dores em um lado so da barriga la em baixo mais não e apendsite pq ja tive a um ano e meio atras queria ver se vcs me ajudassem a descobrir o que poderia ser.Obrigado!!

    shara
    15/06/13 às 14:32