Barroco no Brasil e em Portugal características

O período barroco teve obras semelhantes criadas no Brasil e em Portugal, mas algumas diferenças podem e merecem ser citadas.

Igreja BarrocaO período Barroco, ocorrido entre os anos de 1600 e 1700, foi ocasionado por uma descrença nas ideias renascentistas de simetria e racionalismo. Tal derrocada aconteceu por conta de determinados fatores e os mais importantes foram a grande crise do sistema econômico e a quantidade de guerras religiosas que se estenderam ao redor da Europa, trazendo a tona novamente a questão da religiosidade.

O homem da época do Barroco buscou, de certo modo, uma evasão constante na arte, cheia de figuras poéticas como metáfora, a antítese e a alegoria. Assim como a literatura, diversas outras manifestações artísticas participaram da corrente, assim como a pintura e a música.

                       

Barroco no Brasil

Escultura Anjos, de AleijadinhoA primeira manifestação considerada barroca no Brasil aconteceu na Bahia, com o chamado Barroco açucareiro do século XVII, mas foi em Minas Gerais o grande apogeu da criação na época. Um nome importante a ser citado é o do escritor Gregório de Matos, conhecido como Boca do Inferno. Gregório, com sua poesia fortemente satírica, condenava a estrutura religiosa criada por Padre Antônio Vieira, principalmente na Bahia. O barroco brasileiro se diferencia do português principalmente por seu caráter libertador, se tornando uma expressão de liberdade em meio a uma sociedade repleta de manipulação e opressão. As obras de Aleijadinho, em Congonhas do Campo e Ouro Preto, fizeram com que o pintor e escultor se tornasse outro ícone do movimento artístico no Brasil.

Barroco em Portugal

Pintura Barroca portuguesaEm Portugal, o período barroco apresentou manifestações artísticas que buscavam extrema oposição ao racionalismo dos clássicos. É nesta fase que vemos o auge das antíteses, da dúvida, do dilema e da contradição. Guiado pela Contrarreforma católica, o barroco português busca exprimir um homem completamente dividido entre a fé e a razão, entre o teocentrismo e o antropocentrismo.

O barroco português, apesar de questionado, deixou um importante legado e teve papel como alicerce para várias criações do período, no Brasil.

Assuntos relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
23/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook