Benefícios da hidroginástica para gestantes

A hidroginástica é considerada uma das melhores atividades físicas para gestantes, pois garante diversos benefícios a saúde da mamãe.

Grávidas fazendo hidroginástica

Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e emocionais que ocorrem para que o bebê possa se desenvolver da melhor maneira possível. Para auxiliá-la nessa fase tão especial a hidroginástica proporciona diversos benefícios a saúde da futura mamãe e em consequência a do bebê.

                       

O objetivo das aulas é voltado a trabalhar o corpo e a mente, as aulas incluem alongamentos que trabalham todos os músculos do corpo e exercícios que ajudam na postura e equilíbrio. Alguns exercícios respiratórios são feitos para auxiliar a área emocional.

Benefícios

Devido aos exercícios serem realizados dentro da água, a gestante sente o corpo mais leve, mais relaxada e menos ansiosa. Além de evitar o ganho de peso excessivo, dores na coluna e prevenir contra varizes, a hidroginástica pode reduzir a sensação de dores lombares e diminuir o inchaço. Ajuda a regular o sono e na recuperação do período pós-parto. Melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência física e cardiorrespiratória. Os exercícios garantem também mais flexibilidade e contribui na perda de peso já que a cada 1 hora de hidroginástica é possível eliminar cerca de 250 a 400 calorias.

Quando iniciar

A prática da hidroginástica é indicada após o terceiro mês de gestação. Para iniciar é necessário que a gestante tenha uma autorização do seu obstetra, pois toda academia ou profissional responsável deverá exigir essa autorização, o que garante a segurança na prática dos exercícios. A hidroginástica pode ser feita também após o parto, iniciando com exercícios mais leves e aumentando gradativamente para que volte ao peso que tinha antes.

Se você sentiu interesse em fazer hidroginástica, converse com seu médico e pratique este exercício. Assista ao vídeo abaixo para esclarecer eventuais dúvidas e saber como são feito os exercícios.

 

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook